Até agora apenas pessoas acima de 60 anos que estão em Instituições de Longa Permanência (ILPI) e acamados em casa. Pelo vacinômetro estadual, 228,6 mil residentes receberam a primeira dose - tanto a Coronavac comom a Oxford/AstraZeneca tem duas doses. Até agora 506.983 doses foram remetidas às regiões. Faltam cerca de 5 mil unidades serem distribuídas.
Segundo o governo estadual, os 17 lotes de imunizantes chegam no fim da manha, vindos de São Paulo. A carga chega na aeronaves do voo LA-321, da Latam.
A Secretaria Estadual da Saúde (SES) informou que a distribuição às coordenadorias de Saúde começam na segunda-feira (8). Foi divulgada ainda a tabela de quantidades que cada uma das 18 unidades vai receber. Porto Alegre, que é a maior em cobertura populacional, ficará com 36,2 mil doses da nova remessa.
Outro detalhe importante: a aplicação vai contemplar profissionais de saúde e idosos commais de 80 anos.
Inicialmente, o foco é quem tem 85 anos ou mais, mas a Saúde considera que o volume de doses vai alcançar 43% da população acima de 80. O número de pessoas com mais de 85 anos não foi informado. Após vencer a faixa mais velha, a localidade poderá passar para o grupo etário imediatamente inferior.
Pelos dados são 148,9 mil idosos acima de 80 anos a serem atingidos. O número total chegaria a 346,3 mil pessoas. O avanço para completar o grupo dependerá do recebimento de mais doses.