Com pouco mais da metade das doses de vacinas da Covid-19 recebidas já aplicadas, a prefeitura de Porto Alegre não tem data ainda de quando vai começar a imunizar idosos em qualquer faixa de idade. A vacinação desse grupo chegou
a ser anunciada para mais de 85 anos e
depois houve o adiamento. O motivo?
A baixa oferta de doses eleva a espera dos mais velhos. Por enquanto, apenas pessoas mais velhas que estão em instituições de cuidados e acamadas devido a problemas de saúde estão sendo vacinadas.
O diretor de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal da Saúde, Fernando Ritter, disse que a imunização do grupo só deve ser feita após o recebimento dos próximos lotes de imunizantes. A aposta é que seja em fevereiro.
Ritter adiantou ainda que a ordem das faixas etárias para aplicação também dependerá da quantidade de imunizantes que for recebida.
Segundo o vacinômetro da Capital, foram vacinados até o começo da tarde desta quinta-feira, quase 20 dias após o começo da campanha, 49,3 mil pessoas, sendo 35 mil delas profissionais de saúde. Dos idosos com prioridade, 13,5 mil dos 16,5 mil receberam as doses.
O Estado está em quase 200 mil doses aplicadas das 454 mil distribuídas, o que inclui parte de segunda dose. O total de doses recebidas entre Coronavac e Oxford é de 511 mil.