A cada dia que passa,
os números da pandemia do novo coronavírus crescem no Rio Grande do Sul, pressionando o sistema de saúde como um todo e desafiando os gestores púbicos a tomarem atitudes mais duras com mais celeridade. Nesta segunda-feira (7), o Estado se aproximou das 2,2 mil pessoas hospitalizadas em razão da Covid-19. Eram 1.306 pacientes em leitos clínicos e outros 888 em Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs).
Em termos de comparação, os 2.194 gaúchos internados em razão da pandemia representam um número maior do que a população de 57 municípios do Estado. Somente na última semana, entre os dias 30 de novembro e 7 de dezembro, o Rio Grande do Sul teve um acréscimo de 152 novas internações por causa da doença. Nos últimos 14 dias, foram 386 pessoas a mais em leitos clínicos e intensivos.
O gráfico abaixo mostra a evolução semanal, nas últimas dez semanas, das internações totais pela Covid-19 no Estado. A representação gráfica mostra que, em outubro, as hospitalizações no RS mantinham uma certa estabilidade, com pequenas variações. No entanto, a partir do começo de novembro, teve início uma disparada.
As novas internações semanais pressionam os hospitais, que veem a necessidade de abrir novas vagas, quando há a possibilidade para isso. Conforme informações disponibilizadas diariamente pelo Comitê de Dados do governo do Estado, no dia 8 de novembro havia 752 leitos de UTI livres no Rio Grande do Sul. Um mês depois, em 7 de dezembro, o número caiu para 464 – uma queda de 38,3% no total de leitos intensivos disponíveis na rede.
O sistema de saúde vem sofrendo com o que acréscimo de pacientes exige da rede e, consequentemente, dos profissionais que nela atuam. O gráfico abaixo mostra esse incremento. Na primeira semana de novembro, entraram 147 pacientes a mais com Covid-19 nos hospitais gaúchos. Na segunda semana, foram 233. Na terceira, 218. Na última semana do mês passado, o acréscimo de pacientes internados pela doença foi de 234 – uma média de 33,4 internações a mais por dia. O número de internados continuou subindo na primeira semana de dezembro, com 152 novos pacientes nos hospitais.
Atualmente, Rio Grande do Sul tem 350.569 casos confirmados de contaminação pelo novo coronavírus. Destes, 17.155 seguem como casos ativos, em tratamento ou recuperação. A Covid-19 causou a morte de 7.235 pessoas no Estado.