A reabertura praticamente total das atividades econômicas de Porto Alegre, somada à volta às aulas presenciais, à liberação de parques e praças, entre outras medidas de afrouxamento do isolamento social, parecem já estar gerando impacto nos números da pandemia do novo coronavírus na Capital. É isso que indica o monitoramento de pacientes internados em Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs) em razão da Covid-19 na cidade. O número na manhã desta terça-feira (27) é o maior dos últimos sete dias.
Depois de chegar a 234 pacientes hospitalizados em leitos intensivos no dia 13 de outubro, oscilar para cima, e voltar a bater a marca de 234 no dia 22, o total de pessoas em UTIs em Porto Alegre em razão do novo coronavírus voltou a subir nos últimos dias, chegando a 250 nesta terça-feira (confira o gráfico).
Dois dos principais hospitais referência para o atendimento de pessoas com a doença tem mais de 90% de ocupação de seus leitos intensivos. O Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) está com 109 pacientes para um total de 147 vagas (90,08% de lotação), enquanto o Hospital Conceição tem 93,3% de ocupação em sua UTI (75 vagas e 70 pacientes).
Atualmente, a Capital tem 42.575 casos confirmados de contaminação pelo novo coronavírus. Desde o início da pandemia, 1.242 pessoas perderam a vida para a Covid-19 em Porto Alegre.