A sexta-feira (24) é marcada pelo maior número de mortes ligadas ao novo coronavírus no Rio Grande do Sul em um dia. Foram cinco até o fim da tarde, segundo informação da Secretaria Estadual da Saúde (SES). Foram duas em Lajeado, no Vale do Taquari, uma em Venâncio Aires, uma em Garibaldi e outra em Porto Alegre. Os novos óbitos elevam para 34 as vítimas fatais no Estado. O número de recuperados de Covid-19 chegou a 693. O número de infectados chegou a 1.096 registros em 113 cidades no começo da noite desta sexta.
A mais recente morte foi de um homem de 43 anos que morava em Garibaldi e faleceu em casa por parada cardiorrespiratória na manhã desta sexta-feira (24). A vítima teve amostra coletada após a morte, e o resultado positivo para o novo coronavírus foi divulgado pela Secretaria de Saúde do Rio Grande do Sul no final da tarde. Não há informações sobre doenças prévias.
Antes a mais recente informação que havia sido divulgada pelo Twitter da SES foi de um homem de 37 anos, de Lajeado, que era pneumopata, hipertenso e obeso. O óbito ocorreu na quarta-feira (22). Foi a vítima de Covid-19 mais jovem a morrer até agora. Segundo a SES, o maior número é da faixa de 70 a 79 anos, depois vem 10 de mais de 80 anos, seis entre 60 e 69 anos, três de 50 a 59 anos e dois de 40 a 49 anos.
Ainda de tarde outro óbito foi comunicado em Porto Alegre, que chega a 11 vítimas fatais. As
duas outras mortes por coronavírus informadas na manhã a esta sexta foram em Venâncio Aires, de um homem de 67 anos, e outra em Lajeado, de uma mulher de 86 anos.
O Rio Grande do Sul já perdeu 34 vidas para o coronavírus. O Estado, que parecia mostrar sinais de achamento na curva, não teve um bom dia. Foram 49 novos casos nas últimas 24 horas, elevando para 1.096 o total de registros de Covid-19 em território gaúcho.
Entre eles, 693 pessoas não apresentaram sintomas nos últimos 14 dias e foram considerados recuperados (63,23). Ainda há 369 casos em que o vírus permanece ativo e estão em acompanhamento (33.67%). Os óbitos representam (3,1%).
Durante o dia, o Estado passou para 113 cidades atingidas pelo vírus. Quaraí (2), Camaquã, Floriano Peixoto, Nova Bréscia, Nova Prata, Salvador do Sul.
O governador Eduardo Leite informou nesta sexta-feira que uma nova rodada de testes rápidos será feita neste fim de semana dentro da segunda etapa da pesquisa coordenada pela UFPel para levantar a prevalência da doença na população.
A cidade chegou a 73 casos. Lajeado também tem chamado a atenção e já ocupa a quarta posição em casos, com 43 registros. A Secretaria Estadual da Saúde já associou as ocorrências também a disseminação em uma empresa.
Lajeado e Passo Fundo são localidades com atividade industrial ligada a frigoríficos.