A partir desta quarta-feira (1º de abril), quem tem mais de 80 anos não precisará sair de casa para receber a imunização contra a gripe em Porto Alegre. Em parceria com a Prefeitura, o Serviço Social do Comércio (Sesc-RS) disponibilizará oito carros, quatro enfermeiros e quatro técnicos de radiologia para aplicar vacinas a domicílio contra a gripe.
Na Capital gaúcha, são 14 mil idosos nessa faixa etária, mas muitos deles já foram vacinados. A Prefeitura, então, fará contato com pessoas que já têm cadastro nas unidades de saúde da Capital para fazer o agendamento para receber a imunização em casa.
A primeira ação ocorre nesta quarta nas regiões Noroeste, em bairros como Humaitá, Navegantes e nas Ilhas, e no Centro.
São locais onde se concentra grande parte das pessoas idosas de Porto Alegre. No Posto de Saúde Modelo, que fica na João Pessoa, são 959 pessoas acima de 80 anos cadastradas, enquanto o posto do IAPI, próximo ao bairro Navegantes, são 1.090.
A ação visa proteger o grupo que corre maior risco no caso do contágio de coronavírus e evitar maiores aglomerações em postos de saúde - local de grande possibilidade de transmissão. Nesta terça-feira (31),
só as farmácias da Capital tinham vacinas contra a gripe. Postos e sistemas de drive thru serão abastecidos também a partir de quarta.