Uma campanha do Hospital Divina Providência pedindo voluntários para confeccionar 40 mil máscaras cirúrgicas e 60 mil aventais descartáveis recebeu mais de 600 interessados. A iniciativa começou a ser divulgada na quarta-feira pelo WhatsApp e Facebook convocando pessoas com máquina de costura para confeccionar os itens que serão utilizados por profissionais de saúde no combate ao coronavírus. O tecido e todo o aviamento para a produção são fornecidos pela rede, que se encarrega também de entregá-los aos voluntários.
“Assim como nós estamos aqui para acolher toda a comunidade, a comunidade nesse momento que precisamos também nos acolheu. Foi um número expressivo, emocionante, mais de 600 pessoas se prontificaram em auxiliar”, diz em um vídeo de agradecimento a coordenadora de Hotelaria do hospital, Elisangela Calvi.
O casal Priscila Leal e Rodrigo Lovato se voluntariou para participar da iniciativa. Priscila, microempreendedora, e Lovato, tatuador, já começaram a confeccionar os aventais para uso pelos profissionais da saúde. “Mal começaram os casos de coronavírus aqui e não tem mais nada que garanta esta segurança mínima dos profissionais da saúde. Estamos felizes em ajudar”, destaca Priscila. Ela lembra ainda que há outras formas de colaborar nesse momento, como doando alimentos e água para moradores de rua, por exemplo.
O hospital está cadastrando os voluntários e organizando a logística de como entregar todo o material necessário para a confecção das máscaras e aventais. Segundo a assessoria de imprensa da rede, em um segundo momento, será aberta nova chamada para a produção dos itens que serão entregues aos hospitais do grupo no Interior.
A Rede de Saúde Divina Providência possui dois hospitais em Porto Alegre e três no interior do Rio Grande do Sul. O grupo aceita também doações de álcool gel, luvas de procedimento, termômetro infravermelho, oxímetro e dinheiro para auxiliar no combate à Covid-19. Mais informações no site divinaprovidencia.org.br ou pelo telefone (51) 3320 6000.