Um dos reforços mais importantes na estrutura hospitalar para receber casos graves de coronavírus está quase pronto. O Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) finaliza até quarta-feira (2 de abril) a instalação dos dez primeiros leitos do novo Centro de Terapia Intensiva (CTI). A unidade, que faz parte dos novos anexos da ampliação do HCPA,
teve acelerada a operação devido à pandemia. Porto Alegre chegou a 133 casos de coronavírus nesse sábado (28) e
tinha 41 pacientes (entre confirmados e suspeitos) em UTIs.
O CTI tem capacidade para 105 leitos. O governo federal liberou R$ 57 milhões para que o hospital agilizasse a implantação, que deve ser progressiva à medida que ocorre a aquisição de aparelhos e também se consiga contratar pessoal.
A previsão é de 700 profissionais com a operação completa. "O hospital já começou a chamar profissionais de cadastro reserva para trabalharem na nova unidade", diz a nota.
Na quinta-feira (26), um novo lote de equipamentos foi entregue. Foram camas eletrônicas, respiradores, eletrocardiógrafos, monitores e máquinas de hemodiálise, informou o Clínicas em seu site. "Estes equipamentos foram adquiridos com recursos emergenciais do Ministério da Educação, como parte do plano de enfrentamento da Covid-19", diz o HCPA.
Para viabilizar a criação da unidade, será preciso obter o Habite-se parcial para o Bloco B, junto à prefeitura, esclareceu o hospital. Além dessa nova área, o HCPA já ativou outros dez novos leitos de UTI que estão na instalação principal e são dedicados aos casos graves de Covid-19.
Os leitos foram instalados emergencialmente na área da Sala de Recuperação do Centro Cirúrgico, pois o movimento está reduzido, "em função do cancelamento temporário de cirurgias eletivas".