Em tempos de pandemia, uma das atitudes que mais tem ficado de lição são os gestos de solidariedade. Em Porto Alegre, uma atitude simples para evitar o contágio do coronavírus emocionou os vizinhos de um prédio no bairro Petrópolis. A professora aposentada de artes Reny Diel, de 72 anos, confeccionou quase 40 máscaras para distribuir entre os moradores com mais de 60 anos e de grupo de risco do condomínio.
A vontade de ajudar veio durante o isolamento da professora em casa, feito por precaução por conta da idade. Antes mesmo do surto do coronavírus, Reny já se dedicava ao trabalho voluntário. "Fui dormir pensando: agora que estou sem fazer o meu trabalho e vendo tanto idoso que não faz ideia do risco que corre, eu preciso fazer alguma coisa", contou. No dia seguinte, lembrou de uma máscara que havia ganhado e uma coisa levou à outra.
Acessórios foram entregues junto de bilhete com orientações e cuidados a tomar. Daniela Sallet/Divulgação/JC
"Conversei com amigos e vi que era possível costurar com pedaços de TNT que já tinha em casa". Usando a máscara de molde, tirou medidas e fabricou 36 novas máscaras para doar aos vizinhos. Foram três dias de trabalho. "Fiquei tranquila quando o Ministro da Saúde falou que as máscaras que o ministério está encomendando são do mesmo material",afirmou a professora.
Quando tudo ficou pronto, Reny acionou a síndica do prédio para saber quantos eram os moradores do grupo de risco. Os acessórios foram separados em envelopes e endereçados a cada apartamento. Junto, um bilhete com orientações sobre os cuidados a se tomar com a máscara e com a saúde. A vizinha de andar Daniela Sallet foi quem se encarregou de levar os envelopes até a portaria do prédio para a distribuição entre os vizinhos.
"Nós temos uma certa obrigação, uma dívida com a humanidade. Chega uma hora em que temos de nos doar e retribuir o tanto que recebemos da vida", disse Reny sobre sua atitude. Desde a entrega das máscaras, nesse domingo, a professora tem recebido vários telefonemas de agradecimento. O próximo passo das boas ações, conta, será entreter as crianças. "Quero gravar pequenos tutoriais de arte para distrair a criançada".