A Direção Executiva da Trensurb determinou, nesta terça-feira (17), a adoção de medidas adicionais de prevenção ao coronavírus. Segundo informou a empresa, o funcionamento da linha metrô-aeroporto do aeromóvel está temporariamente suspenso, por tempo indeterminado.
Outra medida é o fechamento das bibliotecas das estações Mercado e Novo Hamburgo, também por tempo indeterminado. Os bebedouros das estações também serão desativados. A empresa informa que "também estão sendo adotadas medidas para garantir a saúde dos empregados, especialmente daqueles que fazem parte de grupos mais vulneráveis à doença", mas não especificações que ações serão realizadas para esse grupo de colaboradores.
Ainda no início de fevereiro, a
Trensurb começou com medidas preventivas, envolvendo a limpeza dos trens que chegam às duas estações terminais com álcool nas janelas, portas, barras, além da limpeza de catracas e bilheterias a cada 30 minutos.
A circulação de trens acoplados (totalizando oito carros, ao invés dos quatro usuais) foi ampliada para diminuir a aglomeração durante as viagens. Anteriormente, eram quatro viagens somente no turno da manhã. Desde 5 de março, há duas viagens com trens acoplados também no turno da tarde.
Avisos sonoros, nas estações e trens, estão sendo emitidos com informações sobre a prevenção, além de dicas veiculadas nas TVs disponíveis nos trens e estações.
A empresa também orienta que os usuários dos trens mantenhas as janelas abertas para maior circulação de ar.