Dos mais de 40 casos em investigação por coronavírus em Porto Alegre nesta segunda-feira (16), três estão internados em hospitais, segundo a Secretaria Municipal da Saúde, aguardando resultado dos exames. Um desses pacientes está sendo cuidado em leito de UTI por estar em situação mais crítica. Outros dois estão em enfermarias. São casos que apresentam síndrome respiratória aguda grave (SARS).
O número de casos internados reduziu nesta segunda-feira. Até esse domingo (15), eram seis em hospitais, mas exames deram negativo para coronavírus em três deles. Mais de cem foram descartados. O secretário adjunto da Saúde, Natan Katz, explicou que são pacientes que tiveram histórico de viagem ou contato com quem esteve em país ou localidade no Brasil com a doença.
"Todos os pacientes que estão internados por SARS são investigados por coronavírus para afastar possível caso que tenha fugido do controle. Todos os pacientes em estado grave estão sendo testados independentemente se viajou ou não", esclarece Katz.
A Capital gaúcha ainda só tem caso importado, quando a pessoa contrai fora. Mas as autoridades de saúde dão como certo que em poucos dias deve ser registrada contaminação local. Uma das razões é o avanço de casos em estados como São Paulo e Rio de Janeiro.
Medidas anunciadas nesta segunda, que vão de suspensão de aulas nas escolas públicas e privadas de Ensino Fundamental e Médio, à ordem para servidores com mais de 60 anos ficarem em casa, com exceção de funcionários da saúde e da segurança. Também a recomendação é que idosos com mais de 70 anos se mantenham em casa.
"A ideia é que quando tiver a transmissão local, que deve ocorrer nos próximos dias, reduza o número de casos. É o achatamento da curva. Vai ter caso de transmissão local, mas queremos ter o menor número de casos possíveis", reforça Katz.
Sobre orientações à população, a secretaria diz que as pessoas com mais de 60 anos podem tentar trabalhar de casa. As pessoas devem evitar pegar ônibus em horários de maior pico. Nos cuidados com a saúde, o procedimento deve ser de lavar as mãos com frequência e usar álcool gel, seguir a etiqueta respiratória (usar lenço descartável ao espirrar e tossir ou levar o antebraço para o rosto) e evitar locais com pouca ventilação.
Perfil dos 11 casos de coronavírus no Rio Grande do Sul