A Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs) decidiu proibir viagens ao exterior em representação da entidade ou para funcionários com cursos de capacitação em outros países. A determinação abrange também o Centro das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Ciergs), Serviço Social da Indústria (Sesi-RS), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-RS), Instituto Euvaldo Lodi (IEL-RS) e a Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais da Fiergs.
Além disso, a federação suspendeu a recepção de comitivas, visitas individuais e delegações estrangeiras nas unidades do Sesi e do Senai. Estão também adiados os eventos coletivos de inaugurações e palestras. O cronograma de atendimento da campanha de vacinação antigripe do Sesi em todo o Rio Grande do Sul está sendo antecipado, e o serviço disponibilizou às indústrias um kit de orientações preventivas.
Há protocolos de conduta para todos os funcionários e alunos de cursos do Sesi e do Senai. Está prevista a aplicação da modalidade de teletrabalho para funcionários, avaliado caso a caso. O centro de eventos e o Teatro do Sesi discutem com as empresas produtoras a agenda de locações, incluindo congressos, formaturas e espetáculos em suas instalações.
Todas essas medidas serão válidas até maio, inclusive. E haverá a avaliação de situação nesse mês, além do monitoramento diário por meio do Comitê Covid-19 do Sistema FIERGS.