Depois dos jogadores e técnico Renato Portaluppi, do Grêmio, entrarem com máscaras no gramado da Arena em gesto de alerta e para lembrar as mortes pela doença, Portaluppi defendeu que os jogos sejam parados em todo o Brasil.
"O mundo está parando, por que o futebol não?", questionou Portaluppi de forma incisiva e ainda avisou: "Será que as pessoas que trabalham no futebol são imunes? O jogador de futebol é gente, a comissão é gente. Espero que não precise chegar ao ponto de fazermos greve".
O treinador cobrou bom senso dos dirigentes do futebol no País e reforçou que os jogos precisam parar devido à pandemia de coronavírus.
"Não adianta que só um estado pare o futebol brasileiro. Autoridades que cheguem e assumam ou precisa entrar em greve", repetiu o comandante Tricolor. "Ou eles tomam uma medida ou nós, profissionais, vamos tomar uma atitude."
'Não adianta fechar os portões. A torcida fica protegida e dane-se quem trabalha no futebol?', disse Renato
Renato mostrou muita indignação, o que deixou quase em segundo plano a avaliação do jogo, que teve o Grêmio levando dois gols do adversário logo no começo da partida, tendo de corre atrás do resultado. Renato chegou a definir como vergonha o desempenho da largada.
"Não adianta fechar os portões. A torcida fica protegida e dane-se quem trabalha no futebol? De quem é a responsabilidade? O mundo todo está parado. Será que o futebol brasileiro não tem de parar?", repetiu muitas vezes, indicando que falava com o aval da direção do Grêmio.
Caso não haja uma definição até esta segunda-feira (16), o técnico avisou: "É um telefonema para alguns clubes que as coisas acontecem no futebol." O gesto deixou claro que o caminho de parar poderá ter uma articulação do setor.
Renato ainda se referiu aos jornalistas que cobrem futebol e que estavam na coletiva pós-jogo e que também ficam expostos a riscos. "Você prefere parar os campeonatos e continuar vivo ou perder alguém", endereçou o comandante Tricolor, a dirigentes das federações.
Também jogadores do Inter, como o argentino Musto, estão se manifestando nas redes sociais pela paralisação das rodadas.
O Colorado tem jogo neste domingo. Musto postou em seu Twitter:
A expectativa é de que a Federação Gaúcha de Futebol (FGF) comunique uma decisão sobre os jogos nesta segunda-feira.