Reportagem do JC embarca em voos entre Porto Alegre e 12 cidades gaúchas

Reportagem do JC vai percorrer conexões de avião e mostrar as linhas internas regionais no Rio Grande do Sul

Por Patrícia Comunello

Embarque no antigo terminal no Salgado Filho deu início à maratona; relato conta como foram os voos até São Borja
"Patrícia: você que vai, volta, vai, volta?", questiona o atendente da companhia aérea no portão de embarque 112 no Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, pouco antes de liberar o acesso ao ônibus que levará os passageiros até a aeronave já estacionada no pátio do antigo terminal de pousos e decolagens.

VÍDEO: Como é feita a série Plano de Voo

A repórter do Jornal do Comércio confirma que está a postos para dar início à maratona que vai acompanhar os voos da companhia Azul que ligam a Capital ao interior gaúcho, que tiveram ampliação em agosto. Nesta segunda-feira (18), o JC embarcou nos primeiros voos para dois destinos: São Borja e Santa Cruz do Sul.
O "vai, volta, vai, volta" é porque a profissional fará os trechos, permanecendo no aeroporto do interior apenas o tempo de embarcar para retornar a Porto Alegre.   
O conteúdo vai compor a série Plano de Voo, uma espécie de diário de bordo com relatos do trajeto da conexão entre o aeroporto local e o Salgado Filho. Até a semana que vem, por 10 dias, a reportagem vai percorrer 12 destinos.
Será uma maratona - em alguns dias serão dois voos, com embarque e desembarque de manhã em um trecho. De volta à Capital, a jornalista volta ao portão de embarque para se dirigir ao destino seguinte.
As matérias vão trazer as histórias dos passageiros, motivo da viagem, como foi a experiência e comparação com outros modais, além de verificar as condições dos terminais e das pistas de pouso e decolagem dos 12 destinos regionais, da chamada aviação de interior, que estão sendo operados pela companhia Azul, por meio do braço da Azul Conecta.
A oferta de destinos foi intensificada no começo de agosto pela aérea, com mais oito rotas. Hoje as conexões ligam Porto Alegre a Alegrete, Bagé, Canela, Erechim, Pelotas, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Santa Rosa, Santo Ângelo, São Borja, Uruguaiana e Vacaria. Falta Passo Fundo, que depende do término das obras no aeroporto para retornar à malha regional.
Para a companhia, o Rio Grande do Sul concentra hoje a maior oferta de ligações internas regionais.
Os voos são feitos com aeronaves mono turbo-hélice Grand Caravan, da Cessna. O Estado, devido ao maior fluxo, receberá um novo avião do modelo da Cessna, de fabricação mais recente, parte da aquisição para a frota que a Azul anunciou em 2021.
A necessidade de reforço é explicada pela frequência de voos que aumentou, com ligação direta entre as cidades, sem rotas que passavam por mais de uma cidade na saída da Capital ou retorno. Hoje apenas aos domingos é feito voo com saída de Alegrete passando por Bagé para voar a Porto Alegre.
A expansão da malha ocorre em função de incentivos fiscais sobre o ICMS calculado no querosene de aviação. A companhia obtém maior redução da alíquota interna quanto mais assentos oferecer na malha de interior.  

SÉRIE PLANO DE VOO

Os detalhes dos 12 destinos e 24 voos entre Porto Alegre e o interior:
OUTUBRO
Dia 18: VIAJADO
    • São Borja: às 7h10min. Volta: às 9h45min. Duração de cada voo: 2 horas e 5 minutos. Veja como foi
Veja como foi
NOVEMBRO
Dia 2 de novembro: VIAJADO
  • Santa Rosa: às 17h45min. Volta: às 20h.Duração de cada voo: 1 hora e 40 minutos

Chegadas e partidas

Os detalhes dos 12 destinos e 24 voos entre Porto Alegre e o interior:
OUTUBRO
Dia 18: VIAJADO
  • São Borja: às 7h10min. Volta: às 9h45min. Duração de cada voo: 2 horas e 5 minutos. Veja como foi
  • Santa Cruz do Sul: às 14h55min. Volta: às 16h05min. Duração de cada voo: 45 minutos, Veja como foi
Dia 19: VIAJADO
  • Vacaria: às 14h40min. Volta: às 16h05min. Duração de cada voo: 1 hora e 5 minutos. Veja como foi
Dia 20: VIAJADO
  • Erechim: às 17h35min. Volta: às 19h25min. Duração de cada voo: 1 hora e 15 minutos. Veja como foi
Dia 21: VIAJADO
  • Canela: às 12h20min. Volta: às 13h20min. Duração de cada voo: 35 minutos. Veja como foi 
  • Santa Maria: às 15h45min. Volta: às 17h35min. Duração de cada voo: 1 hora e 5 minutos. Veja como foi 
Dia 22: VIAJADO
  • Santo Ângelo: às 10h50min. Volta: às 12h55. Duração de cada voo: 1 hora e 5 minutos. Veja como foi 
Dia 27: VIAJADO
  • Bagé: às 21h25min. Volta: às 5h (dia seguinte). Duração de cada voo: 1 hora e 25 minutos. Veja como foi
Dia 28: VIAJADO
  • Uruguaiana: às 10h35min. Volta: às 13h10min. Duração de cada voo: 1 hora e 50 minutos. Veja como foi
Dia 29: VIAJADO
  • Pelotas: às 15h55min. Volta: às 17h35min. Duração de cada voo: 40 minutos (houve atraso para checar problemas com o avião - saída de Porto Alegre foi às 17h16min, e de Pelotas, às 18h35min)Veja como foi
Dia 30: VIAJADO
  • Alegrete: às 7h10min. Volta: às 9h30min. Duração de cada voo: 2 horas e 10 minutos. Veja como foi
NOVEMBRO
Dia 2 de novembro:
  • Santa Rosa: às 17h45min. Volta: às 20h.Duração de cada voo: 1 hora e 40 minutos

Porto Alegre-São Borja-Porto Alegre: veja como foram os dois voos

A seguir a descrição dos principais momentos. No vídeo, como foi cada momentos, as surpresas, os passageiros de primeira viagens, a reação das crianças e como é o Aeroporto de São Borja. Mais detalhes e histórias

Porto Alegre-Santa Cruz do Sul-Porto Alegre

Ida: a decolagem foi no horário, às 14h55min no antigo terminal do Salgado Filho. Apenas três dos nove assentos estavam ocupados, sendo um deles pela jornalista do JC. Dos dois outros passageiros, um viajava a trabalho e outro voltava de visita à filha em Belo Horizonte. "Tranquilo", repetia Roberto Mohr, de Venâncio Aires, que voltava para casa e já fazia pela segunda vez o trajeto pelo ar. O comerciante Donizeti Cassanji, em sua primeira ligação, só pensava que chegaria em casa de dia e teria ainda como trabalhar. "Vale a pena".
Volta: O voo saiu um pouco antes do previsto. Quatro passageiros abordo, incluindo a jornalista do JC. Três faziam o trajeto pela primeira vez, um a trabalho e dois a passeio. O personal trainee Murillo de Castro Helmeister, que estava retornando para casa em Paulínia, São Paulo, deveria ter feito a ligação da Capital a Santa Cruz do Sul na sexta-feira (15), mas o mau tempo atrapalhou os planos e ele foi de carro, pago pela Azul, para o destino. O consultor técnico de vendas Maurício Bechenkamp tem fobia de avião, fazia a segunda viagem na vida e em um monomotor. A vizinha de assento, a psicóloga Andréa Collares, segurou a mãe dele forte e foi conversando, até a ansiedade passar. "Foi nervosismo total, muito tenso", resumiu o jovem.