{{channel}}
Governo gaúcho começa nesta segunda-feira missão de negócios na Europa
Primeiro dia tem agendas em Madri, com visita ao Santander e à Câmara de Comércio
O governo gaúcho inicia nesta segunda-feira (4) uma missão governamental de seis dias com visitas a cidades da Espanha e da França. O objetivo é explorar oportunidades na área de inovação e abrir caminhos para negócios ligados à carteira de privatização e concessão do Rio Grande do Sul. Além do governador Eduardo Leite e integrantes do Executivo, a comitiva será integrada pelo prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Gabriel Souza, e pelo líder do governo no parlamento, deputado Frederico Antunes. Também participarão jornalistas de diversos veículos do Rio Grande do Sul.
O roteiro começa por Madri. Hoje, estão previstas agendas com o Banco Santander e com a Câmara de Comércio. Amanhã, o grupo participa da feira de inovação South Summit Madrid.
Na quarta-feira, a comitiva gaúcha visitará a Iberdrola, empresa que atua na distribuição de gás natural e na geração e distribuição de energia elétrica, e o grupo Sacyr, de operação de rodovias, que venceu o leilão da rodovia estadual RSC-287. Após essas agendas, o grupo se desloca para Barcelona, onde, na quinta-feira, conhecerá o projeto 22@Barcelona, o Distrito de Inovação da cidade.
Na sexta-feira, Toulouse, no Sul da França, será a última etapa da missão, a fim de conhecer as instalações do Centro Europeu de P&D da Transportation Technologies (HyperloopTT). Neste ano, o governo gaúcho e a empresa firmaram acordo, com auxílio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), de estudo inicial de viabilidade da rota Porto Alegre-Serra.
"São agendas bastante intensas, para buscar investimentos talvez bilionários para o Rio Grande do Sul", afirmou o governador Eduardo Leite para o Jornal do Comércio, ainda no aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, no sábado, antes de embarcar para a Europa.
Porto Alegre quer sediar edição do Summit em 2022
Uma das principais agendas da missão é uma visita à South Summit Madrid, feira que é o maior evento anual do Sul da Europa e reúne empreendedores, investidores, startups e corporações ligadas ao mundo da tecnologia. Tanto o governo estadual quanto a prefeitura de Porto Alegre querem realizar a edição 2022 na capital gaúcha. Caso a negociação seja bem-sucedida, será a primeira vez que a feira ocorrerá integralmente fora da Europa. Também seria uma maneira de consolidar a vocação de Porto Alegre para a inovação.
"Como a Capital já conta com um dos maiores parques tecnológicos, tentaremos ainda trazer uma edição da South Summit para cá. Porto Alegre tem centenas de startups, que estão ajudando, cada vez mais, na transformação do nosso município", diz, animado, o prefeito Sebastião Melo.
Em Barcelona, o ponto central será uma visita ao distrito 22@Barcelona, projeto criado para revitalizar espaços urbanos e incentivar o desenvolvimento econômico da região.
O consultor do Pacto Alegre, o espanhol Josep Piqué, ex-presidente e um dos conselheiros da Associação Internacional de Parques de Ciências e Áreas de Inovação (IASP), acompanhará a comitiva da prefeitura na visitação.