Na quinta-feira (1º), a nova infraestrutura do novo Terminal de Cargas Internacional (TECA) do Porto Alegre Airport foi finalizada. Iniciadas em 1º de junho de 2020 e executadas pela construtora A.Yoshii, as obras do novo complexo de 10.559 m², compreendem fundação, infraestrutura, superestrutura, cobertura e instalações hidrossanitárias e elétricas.
Os próximos passos, antes do início das operações no novo complexo, incluem ações sob responsabilidade da Fraport Brasil, como: instalação de infraestrutura de TI, montagem de mobiliário, de câmaras frigoríficas, de porta-paletes, de balanças, de equipamentos de raio-X, e o processo de alfandegamento do Terminal junto à Receita Federal. Também serão organizados testes de usabilidade do local e elaborado o processo de mudança. A expectativa é que a nova estrutura entre em funcionamento no terceiro trimestre de 2021.
O equipamento, localizado na avenida Severo Dullius, 800, possui um amplo espaço, possibilitando maior verticalização de produtos, com ganhos de capacidade de armazenamento e tempo de processamento de cargas. O empreendimento tem novas áreas administrativas e espaços modernos, projetados para proporcionar um atendimento ainda mais eficiente.
As instalações contam, também, com novas docas, sendo nove para atividades de importação e outras oito dedicadas à exportação, permitindo, assim, mais operações e otimização da logística de mercadorias, equipamentos e veículos.
Próximo ao estacionamento de 6.000 m², também foi preparada uma área exclusiva para espera de caminhões (10 vagas) e uma via de serviço com acesso restrito, que liga o novo Terminal de Cargas ao pátio de aeronaves.
“Mesmo não sendo parte das obrigações do nosso contrato de concessão com a Agência Nacional de Aviação Civil e apesar dos obstáculos impostos pela pandemia, conseguimos entregar a infraestrutura necessária para alavancar a logística no Rio Grande do Sul”, destaca Andreea Pal, presidente da Fraport Brasil.
O projeto utilizou mais de 400 toneladas de aço, 6.000 m³ de concreto e demandou mais de 245 mil horas de trabalho de diversas disciplinas e especialidades. Além disso, com o cuidado e atenção desprendidos pela construtora, as obras foram finalizadas sem registrar nenhum acidente com equipe própria.
"Para o Grupo A.Yoshii, com mais de 55 anos de história no mercado de construção civil, trabalhar em um sítio aeroportuário foi uma experiência inédita e de muito aprendizado. Aqui reforçamos nosso espírito de trabalho em equipe, interagindo com o corpo de engenharia da Fraport Brasil e sempre buscando o melhor em técnica e normatização dos serviços", coloca Hérmiton Henrique da Silva, coordenador de obras da A.Yoshii Engenharia.
“Observamos um incremento na movimentação de cargas em 2021 e estamos certos de que a nova estrutura possibilitará um aumento ainda maior ao agregar velocidade, eficiência e segurança aos processos”, afirma Sabine Trenk, diretora de operações e comercial da Fraport Brasil.
Com investimento de R$ 50 milhões, a Fraport Brasil – Porto Alegre, administradora do Terminal, realiza agora a preparação do complexo para receber as operações.