A proposta é ter uma curadoria de shows no local, que ficará aberto da manhã à noite, mesclando restaurante, loja e casa de espetáculos. A filial será instalada no segundo piso do shopping.
A identidade dos franqueados, que não são o mesmos à frente da operação de Gramado, na Serra gaúcha, ainda é mantida em sigilo pela direção americana da empresa.
A rede internacional de restaurantes também já está presente no Brasil nas cidades de Fortaleza (CE), Curitiba (PR) e Ribeirão Preto (SP).
De acordo com os empreendedores do shopping, o fato de Porto Alegre ser um polo cultural, ter uma carência de casas de espetáculos de médio porte e não contar com uma opção de lugar que integre restaurante e shows, comuns em grandes centros, pesou na decisão do Hard Rock de escolher a Capital para instalar a nova operação exclusiva da casa.
Embora tenha se expandido mundo afora como franquia norte-americana, o primeiro Hard Rock Cafe foi construído em Londres (Inglaterra), em 1971, por dois americanos. A expansão global da rede começou dez anos depois, ao estabelecer unidades nos Estados Unidos e em capitais europeias.
Completando 50 anos de atuação, o negócio já tem presença em 59 países e é famoso por aliar ambiente descontraído e temática roqueira a um cardápio de drinks e hambúrgueres, além de comercializar nas lojas dos restaurantes os famosos e desejados souvenirs da marca.