Duas categorias do Marcas de Quem Decide, evento do Jornal do Comércio e Qualidata, destacam nomes do setor econômico gaúcho que se diferenciam pelas ações e pelos investimentos no meio ambiente e em inovação. No grupo de Marca Gaúcha Ambiental, sete grupos foram reconhecidos na pesquisa. Já na Marca Gaúcha Inovadora, estão mais seis finalistas.
No dia 26 deste mês, caderno especial e conteúdos nas redes sociais e site do JC vão trazer a íntegra dos vencedores.
A chilena CMPC, uma das maiores players da indústria de celulose nas Américas com seu complexo em Guaíba, e Braskem, gigante no continente e que está no Polo Petroquímico de Triunfo, encabeçaram o elenco ambiental, seguida por outra. A papeleira é a mais lembrada, e a petroquímica, a preferida.
Randon, de implementos rodoviários e autopeças, e Marcopolo, também de transporte, são as duas mais inovadoras. O empate se explica por que a Randon desponta como a mais lembrada, e a Marcopolo, como a preferida.
O diretor-geral da CMPC, Mauricio Harger, reconheceu a relevância da premiação ambiental para a empresa. "Saber que a sociedade gaúcha reconhece que a celulose é um produto renovável, sustentável e biodegradável é importante. Essa é a matéria-prima do futuro, e compartilhar isso com toda a sociedade é uma grande honra", destacou.
Já Daniel Fleischer, diretor de Relações Institucionais da Braskem, afirmou que o destaque da empresa como marca ambiental aponta que foram trilhados os caminhos certos em seus projetos e ações em sustentabilidade. "A Braskem investe em inovação e tecnologia, em harmonia com o meio ambiente e com o desenvolvimento sustentável do Estado", comentou.
Para Daniel Randon, CEO e presidente das Empresas Randon, a inclusão da companhia em categorias como inovação, meio ambiente e empreendedorismo mostra que as ações desenvolvidas durante a crise da pandemia foram corretas. "Esse prêmio é um reconhecimento do trabalho dos mais de 13 mil protagonistas que são nossos colaboradores, que movem as Empresas Randon no sentido do nosso propósito de conectar pessoas e riquezas, gerando prosperidade", afirmou.
Ricardo Portolan, diretor de Operações Comerciais Mercado Interno e Marketing da Marcopolo, comentou que o reconhecimento da empresa valida o propósito da companhia de ser protagonista em soluções de mobilidade. "Também reforça nosso ideal de sermos uma empresa sustentável e inovadora", apontou o executivo.
Um detalhe: algumas marcas estão nas duas frentes, reforçando a interação e integração entre as duas dimensões dentro da condução e sustentação dos negócios. São elas Randon, Marcopolo e Tramontina, que têm outra característica em comum: nasceram e têm suas sedes na Serra Gaúcha.
Confira os nomes de cada lista das categorias
Marca Gaúcha Ambiental
- CMPC e Braskem
- Marcopolo
- Tramontina
- Gerdau
- Randon
- Fruki
Marca Gaúcha Inovadora
- Randon e Marcopolo
- Tramontina
- Lojas Renner
- Melnick
- Tecnopuc
Palavra dos vencedores
Mauricio Harger, diretor geral da CMPC:
"A CMPC ganhou o prêmio ambiental do Marcas de Quem Decide, e para a gente esse reconhecimento é importante. Saber que a sociedade gaúcha reconhece que a celulose é um produto renovável, sustentável e biodegradável é importante. Essa é a matéria-prima do futuro, e compartilhar isso com toda a sociedade é uma grande honra."
Daniel Fleischer, diretor de Relações Institucionais da Braskem:
"Nós da Braskem estamos honrados e agradecidos todos aqueles que escolheram nossa marca como líder na categoria marca gaúcha ambiental, o que nos leva a crer que estamos nos caminhos certos em nossos projetos e ações em sustentabilidade. A Braskem investe em inovação e tecnologia, em harmonia com o meio ambiente e com o desenvolvimento sustentável do Estado."
Ricardo Portolan, diretor de Operações Comerciais Mercado Interno e Marketing da Marcopolo:
"A Marcopolo é uma empresa consolidada no mercado, com mais de 70 anos de tradição. Ser reconhecida como grande marca gaúcha, marca gaúcha ambiental, marca inovadora e na categoria especial de proatividade na pandemia valida nosso propósito de sermos protagonistas em soluções de mobilidade. Também reforça nosso ideal de sermos uma empresa sustentável e inovadora."
Rosane Fantinelli, gerente de Marketing da Tramontina:
"Estar entre as marcas preferidas no Rio Grande do Sul reforça a presença da Tramontina na vida das pessoas. Se estamos recebendo esse reconhecimento é porque mais de 9 mil funcionários não medem esforços para continuar essa história que se iniciou há 110 anos. É no fazer bonito que a Tramontina, uma marca genuinamente brasileira, e todos os seus consumidores, se encontram."
Pedro Moraes Torres Pinto, head global de Comunicação Corporativa da Gerdau:
"A Gerdau é, com orgulho, a grande marca gaúcha do ano. Um ano tão especial, em que a empresa completa 120 anos. A Gerdau nasceu em Porto Alegre, e ser reconhecida pela população gaúcha como uma empresa gaúcha é muito gratificante. Quero parabenizar o Jornal do Comércio e os mais de 30 mil colaboradores da Gerdau por essa trajetória de muito sucesso."
Daniel Randon, CEO e presidente das Empresas Randon:
"Para as Empresas Randon é uma honra estar em destaque, sendo uma das marcas mais lembradas pelos gaúchos nesse premio. Alem disso, poder figurar em frentes como inovação, meio ambiente e empreendedorismo mostram que as ações da Randon durante a crise da pandemia foram corretas e muito nos orgulham. Esse prêmio é um reconhecimento do trabalho dos mais de 13 mil protagonistas que são nossos colaboradores, que movem as empresas Randon no sentido do nosso propósito de conectar pessoas e riquezas, gerando prosperidade."
Aline Eggers Bagatini, diretora-presidente da Fruki:
"É uma grande satisfação estar entre as grandes marcas gaúchas e também ser citada entre as marcas ambientais gaúchas. Estamos muito honrados e lisonjeados com essa importante conquista, que entendemos que é resultado de um trabalho muito sério feito ao longo de anos na nossa empresa. Fica aqui o compromisso de seguir fazendo bem feito e, de no ano que vem, estar aqui de novo, nesse momento especial, recebendo novamente esse destaque que nos orgulha tanto."
Fábio Faccio, diretor-presidente das Lojas Renner:
"É um orgulho e uma honra muito grande estar aqui, em nome da Renner, para receber o prêmio das Marcas de Quem Decide 2021. Fomos eleitos marca líder na categoria de Moda Feminina, e entre as mais queridas em Inovação, assim como em Marca Gaúcha. Isso é resultado de um time competente, que se esforça muito para encantar a todos, o que é nosso propósito."
Juliano Melnick, CEO da Melnick:
"Gostaria de expressar o orgulho que eu e todo o time da Melnick sentimos de sermos novamente reconhecidos na categoria Construtora, tanto na lembrança quanto na preferência do Marcas de Quem Decide. Este ano o orgulho é triplo porque também estamos entre as marcas mas citadas entre as empresas gaúchas inovadoras."
Jorge Audy, superintendente de Inovação e Desenvolvimento do Tecnopuc:
"O prêmio reconhece todo nosso esforço, principalmente nesse momento de pandemia, de crise sanitária. Concentramos muito de nosso trabalho aqui do parque em ajudar as pessoas e instituições a enfrentar esse momento delicado de nossa sociedade. Isso nos deixa alegres por estarmos cumprindo a nossa missão, fazendo a diferença."