Depois de um ano, a companhia aérea panamenha Copa Airlines retoma os voos diretos ligando Porto Alegre a regiões turísticas no Caribe, com conexão no Aeroporto Internacional de Tocumen, na Cidade do Panamá. É o mesmo hub para destinos nos Estados Unidos, mas que hoje têm restrição ao tráfego de turistas do Brasil devido à pandemia.
Não há voos internacionais no Aeroporto de Porto Alegre, antigo Aeroporto Internacional Salgado Filho, desde abril passado.
Em 2020, queda total no fluxo foi de 58%. Em janeiro deste ano, a Fraport registra recuo de 48,2% no número de passageiros em relação ao mesmo mês de 2020 - foram 387,6 mil pessoas transportadas, nenhuma ao exterior, ante 748,2 mil em janeiro do ano passado -, e de 40% nos voos, com média de 138 no mês passado, ante 228 de janeiro de 2020.
O voo de retomada será na madrugada desta terça-feira (2) e terá até batismo, quando jatos de água são lançados sobre a aeronave antes de decolar. O voo chega do Panamá à 0h30min e decola com passageiros embarcados na Capital à 1h55min.
A conexão ia ser ativada no fim de 2020 e
só não foi porque o terminal estava fechado na madrugada para as
obras de revitalização da atual pista de pousos e decolagens. Já a conclusão do novo traçado teve ampliação do prazo para o primeiro semestre de 2022. As intervenções para fazer recapeamento foram de novembro ao fim de fevereiro. A concessionária Fraport Brasil confirma a conclusão das obras principais e reabertura do tráfego.
A Fraport registrou, nesta segunda-feira (1º), que a Copa Airlines "é a primeira companhia aérea a retomar voos comerciais internacionais para Porto Alegre" e que serão "duas frequências semanais, às segundas e sábados". Desde abril de 2020, o tráfego internacional regular está suspenso.
Quem acessar o site da aérea portuguesa encontra a oferta de bilhetes de voos diretos de Porto Alegre e Lisboa em datas no fim de março, mas a companhia não confirma que serão realizados. Quem for comprar ou já fez isso deve ficar atento às regras, que hoje proíbem o ingresso de brasileiros em Portugal. Apenas situações muito específicas, como ter propriedade no país, estudar ou questão de saúde, liberam ingresso.
"É uma excelente notícia, é um voo internacional que volta", comemora João Augusto Machado, da Abav-RS, lembrando que a oferta vai permitir que turistas que saem do Estado possam mais rapidamente acessar praias como Cancun, no México, e Punta Cana, na República Dominicana. Até agora este fluxo estava sendo atendido por aeroportos do Sudeste, como São Paulo.
Machado observa que a informação que chegou à associação era de que a aérea pretendia operar quatro frequências semanais, mas que não houve demanda para esta movimentação. O vice-presidente de Relações Externas da Associação Brasileira das Agências de Viagens (Abav-RS), João Carlos Machado, diz que há interesse nos roteiros, mas as agências percebem ainda turistas inseguros, pois temem futuros bloqueios devido à pandemia.
"Mesmo com o retorno da Copa, o foco das agências ainda é vender o destino Brasil", resume Machado.
Em abril, a aposta é que possa ter quatro voos por semana já com fluxo mais intenso para destinos de turismo. A companhia usa aeronave Boeing com 154 assentos. O primeiro da retomada terá 133 assentos ocupados.