Segundo evento em movimentação de público e turistas na cidade de Gramado, na Serra gaúcha, a Páscoa está confirmada, mas terá programação em formato híbrido nesta edição de 2021, priorizando as atividades virtuais e evitando aglomerações. Dessa forma, a cidade se prepara para receber as tradicionais decorações com ovos, coelhos, doces e chocolates daqui a 10 dias, e foca na promoção de ações, como a Vila de Páscoa, em formato digital, com possibilidade de abertura à visitação apenas se o cenário da pandemia permitir, e mediante acesso controlado.
O lançamento das atividades da Páscoa 2021 ocorreu nesta terça-feira (23), em coletiva virtual promovida pela prefeitura e Gramadotour, e a programação da 6º edição do evento se estenderá de 12 de março a 11 de abril.
A decisão de ampliar o período das comemorações, já que a Páscoa ocorre em 4 de abril, tem o objetivo de diluir a movimentação de pessoas na cidade.
De acordo com a presidente da Gramadotour, Rosa Helena Wolk, o evento teve de ser reinventado e adaptado ao cenário pandêmico, e será o único a integrar o calendário oficial da cidade neste primeiro semestre do ano. "A Páscoa é o segundo evento mais vendido em pacotes turísticos, atrás somente do Natal Luz, por isso decidimos mantê-lo. Assim como todos os eventos programados para Gramado, acontecerá de forma virtual, híbrida ou presencial, na melhor das hipóteses, de acordo com o momento", destacou.
O evento, que integra a comunidade e movimenta a economia local, é reconhecido nacionalmente e costuma atrair turistas de diversas regiões, já que Gramado também ostenta o título de Capital Nacional do Chocolate Artesanal. Por isso, a prefeitura decidiu de manter a Vila de Páscoa e a feira de produtos artesanais, que contempla o trabalho de centenas de artesãos da região.
Paradas e desfiles de alegorias alusivos à Páscoa não serão realizados, para evitar aglomerações. Crédito: Cleiton Thiele/Divulgação/JC
No entanto, as paradas e desfiles de alegorias alusivos à Páscoa, que tradicionalmente fazem a alegria dos visitantes, não serão realizados neste ano, e espetáculos como o Concerto de Páscoa serão virtuais, para manter a segurança de todos. A programação contará ainda com oficinas para adultos e crianças, contação de histórias e intervenções culturais virtuais.
A possibilidade de vir a ocorrer alguma atividade presencial será avaliada ao longo da programação, conforme a evolução do cenário da pandemia. "O momento é de angústia e incertezas para todos. Ocorrendo o evento, queremos que seja absolutamente seguro e com todos os protocolos. Sendo apenas virtual, se necessário for, que traga alegria, esperança, paz e resiliência a esta Páscoa", complementa Rosa.
Segundo o secretário de Inovação e Desenvolvimento Econômico de Gramado, Ubiratan de Oliveira, também presidente do Gabinete de Crise da cidade, o município está tomando todas as medidas sanitárias e seguindo os protocolos para enfrentamento à pandemia da Covid-19.
Há cerca de 10 dias, Gramado registrou a morte de um morador idoso por complicações causadas pela
nova variante do coronavírus, e passou a intensificar os cuidados e fiscalização. "Fomos surpreendidos com a nova cepa e aumento de casos entre pessoas mais jovens e sem comorbidades. Por isso, sanitarizamos todos os locais públicos, aumentamos as testagens e o atendimento da Tenda Covid. Também ampliamos a fiscalização na cidade e pedimos ajuda da comunidade nesse sentido, principalmente para denunciar festas clandestinas", informou o secretário.
Na segunda-feira (22), Gramado bateu recorde de incidência de novos casos de Covid-19, registrando 161 pacientes que testaram positivo. Desde o início da pandemia foram confirmados 5.443 casos da doença na cidade, com 5.056 pacientes recuperados.