A joint venture ArcelorMittal Gonvarri irá instalar uma unidade produtiva no município de Glorinha, na Região Metropolitana de Porto Alegre (RMPA), com investimento de R$ 52,5 milhões até 2022 e a criação de cerca de 100 empregos diretos.
O protocolo de intenções para instalação da empresa foi assinado nesta segunda-feira (21) com o governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) e da Secretaria da Fazenda (Sefaz).
Segundo o documento, o governo estadual se compromete em conceder diferimento do pagamento do ICMS devido nas aquisições de fornecedores localizados no Estado que produzem máquinas e equipamentos industriais, bem como acessórios e ferramentas.
O texto também propõe a isenção do pagamento do diferencial de alíquota do ICMS relativo às aquisições destes itens vindos de outras unidades da Federação, desde que não aplicável a alíquota federal de 4%, e o diferimento nas importações de máquinas e equipamentos industriais, acessórios e ferramentas, desde que não tenha fabricação similar no Estado.
Governador destacou os impactos da atração do investimentos para a cadeia produtiva. Foto: Palácio Piratini
“Ficamos especialmente felizes em saber que, associado ao investimento, também está o fornecimento para a linha de produção de itens gaúchos, o que exemplifica o impacto positivo que o investimento traz para além da própria atividade: impulsiona uma cadeia produtiva, a partir das demandas que faz, gerando empregos indiretos que acabam impactando positivamente na nossa economia”, destacou o governador Eduardo Leite.
Um protocolo de intenções semelhante também foi assinado nesta segunda-feira (21) com a fabricante de equipamentos e soluções para armazenagem de grãos GSI. O acordo evita a retirada da empresa do Rio Grande do Sul e garante investimentos de R$ 50 milhões no Estado.
A ArcelorMittal Gonvarri Brasil, criada em 2008, é um centro de serviços de aço, especializado nos processos de decapagem, corte transversal, longitudinal e ferramentado em aços planos de laminação a quente, a frio e revestidos. Hoje tem duas plantas no Brasil: Hortolândia, em São Paulo, e em Araucária, no Paraná.