A prefeitura de Porto Alegre deve anunciar a retomada de restrições em atividades econômicas na cidade nesta sexta-feira (27) em razão do recrudescimento da seriedade da pandemia do novo coronavírus na Capital. A definição sobre quais serão as medidas adotadas ocorrerá em reunião do Comitê de Enfretamento ao Coronavírus, que teve início às 10h.
A tendência é de que sejam anunciadas restrições nos horários de funcionamento do comércio, principalmente nas atividades de socialização, como bares e restaurantes. O desejo da prefeitura é fazer a mínima intervenção necessária para evitar, assim, que medidas mais duras tenham de ser tomadas próximas do Natal, período de aquecimento da economia, o que geraria impactos muito maiores.
A expectativa é de que não seja definido o fechamento desses estabelecimentos, e sim a redução do horário de funcionamento. Nos últimos dias, a prefeitura vem dando sinais de que poderia retroceder em algumas liberações.
No dia 18 deste mês, o processo de flexibilização das atividades econômicas foi interrompido em razão da escalada da pandemia. Junto com essa decisão, a prefeitura e os hospitais tiveram que reabrir estruturas que já haviam sido fechadas.
Na quarta-feira (25), a Secretaria Municipal de Saúde solicitou aos hospitais a reabertura de leitos exclusivos para atendimento de pacientes com Covid-19 que haviam sido fechados. Oito leitos no Hospital de Clínicas de mais 20 no Hospital Vila Nova foram reativados. Na semana anterior, 20 leitos clínicos haviam sido reabertos no Hospital Conceição.
Porto Alegre tem atualmente 55.772 casos confirmados de contaminação pelo novo coronavírus. O total de óbitos já chega a 1.511.
Nesta quinta-feira (26), a capital gaúcha chegou a 262 pacientes hospitalizados em UTIs por causa da pandemia. O número era o maior dos últimos 50 dias.
O resultado da reunião do Comitê de Enfretamento ao Coronavírus deve ser divulgado no decorrer do dia, com um possível decreto com as novas medidas sendo publicado já no sábado.