A 29ª Mercopar – Feira de Inovação Industrial, que terá início nesta terça (17), com programação até quinta (19), no Centro de Feiras e Eventos Festa da Uva, em Caxias do Sul, terá uma série de medidas de segurança sanitária, atendendo às determinações dos protocolos dos governos municipal e estadual. Com o objetivo de evitar aglomerações, foram adotadas medidas já nas inscrições dos visitantes, com o credenciamento online antecipado.
Para o cumprimento das regras de distanciamento social, haverá controle de acessos com contagem e restrição de fluxo de pessoas, adesivos demarcadores de distância mínima permitida de dois metros e espaçamento de quatro metros entre os estandes, os quais contarão com identificação da capacidade máxima de pessoas. Além da feira ser mais ampla, com corredores de quatro a seis metros de largura, a visitação ocorrerá em dois horários diferentes e um público menor terá acesso aos auditórios.
Na entrada, tapetes higienizantes, separadamente da saída, e todos os participantes, expositores e staffs passarão por aferição de temperatura antes de ingressar nos pavilhões. Foram instalados dispensers e totens com álcool em gel em todos os espaços e será frequente a higienização das áreas comuns, além de uma série de outros cuidados.
Promovida pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Sul e pela Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul, a Mercopar é um espaço de geração de relacionamentos e negócios, disseminação de conhecimento sobre tendências da indústria e estímulo à economia. Uma das maiores feiras de inovação industrial da América Latina, a edição do ano passado registrou R$ 65 milhões em negócios. Para esta, considerando a situação em função da pandemia, o volume deve ser menor.
Além da exposição e das rodadas de negócios, a programação contempla uma série de atividades paralelas. Dentre elas, o Fórum Encadear Summit, que objetiva contribuir para melhorar a competitividade e a inovação da cadeia de valor entre grandes e pequenas empresas; o Salão de Inovação, que reúne o público jovem em busca de conexões com startups e conteúdo inovador e que, nesta edição, apresentará tecnologias que são tendência para as indústrias e que gerem ganho de produtividade e qualidade nos processos produtivos; e a Jornada 4.0, que tem por meta acelerar o ritmo de projetos nos diferentes setores da indústria com utilização das tecnologias da indústria 4.0, que estarão expostas em uma área específica, além de uma arena para palestras. A feira estará aberta das 14h às 16h.