O mapa preliminar da 27ª rodada do modelo de Distanciamento Controlado do Rio Grande do Sul recebeu dois pedidos de reconsideração. As solicitações partem de
regiões classificadas em bandeira vermelha, para que permaneçam na laranja. O prazo limite de envio era até as 6h deste domingo (8).
Conforme o mapa preliminar divulgado na sexta-feira (6), o Estado está com três regiões consideradas como de risco epidemiológico alto: Cruz Alta, Ijuí e Santo Ângelo. As regiões de Bagé e Erechim, por sua vez, foram classificadas como de risco baixo, e estão na bandeira amarela. As outras 16 regiões permanecem na bandeira laranja, de risco epidemiológico médio.
O Gabinete de Crise vai analisar e divulgar o mapa definitivo às 16h30 desta segunda-feira (9), por meio de notícia publicada no site do governo do Estado. A vigência das novas bandeiras se inicia à 0h de terça-feira (10) e segue até as 23h59 da segunda-feira seguinte (16).
Das 21 regiões, apenas Uruguaiana, Bagé e Guaíba não aderiram ao sistema de cogestão do Distanciamento Controlado. As outras 18 já adotam protocolos alternativos às bandeiras definidas pelo governo.
Conforme a orientação do modelo, regiões em cogestão classificadas em bandeira vermelha podem adotar regras de bandeira laranja, e as classificadas em laranja podem adotar protocolos de bandeira amarela, basta que enviem protocolos próprios adaptados à Secretaria de Articulação e Apoio aos Municípios (Saam).
Os planos regionais aprovados estão disponíveis em https://planejamento.rs.gov.br/cogestao-regional.