Uma nova fase na história da Confeitaria Maomé inicia no final de novembro deste ano. A tradicional doceria de Porto Alegre deixará o ponto que ocupa há quase 45 anos, na avenida José Bonifácio, nº 655, no bairro Farroupilha, e passará a funcionar em esquema de coworking (em que duas ou mais empresas dividem o mesmo espaço), junto com o restaurante Bistrô Marzana, na rua Vicente da Fontoura, nº 1857, no bairro Petrópolis. "Nosso último dia de atividade ao lado do Brique será no domingo do dia 22", informa o proprietário, Antonio Augusto Cauduro Harb.
Após 43 anos de atividades no mesmo ponto, ao lado do Brique da Redenção, o atual espaço deve ser entregue no próximo dia 30 de novembro. “Estamos em obras no novo local para colocar a produção a funcionar antes disso (pelo menos para delivery)”, informa Harb. Segundo o empresário, a mudança foi a solução encontrada para dar continuidade ao negócio em meio à crise gerada pelo isolamento social necessário por conta da pandemia de Covid-19. “Como somos obrigados a trabalhar com 50% da capacidade e não conseguimos negociar o aluguel, esta é a melhor saída para diminuir os custos", conta.
Segundo proprietário, mudança foi a solução encontrada para dar continuidade ao negócio em meio à crise
Com seis parcelas de aluguel em atraso, Harb conta que conseguiu negociar a quitação da dívida com a administração da igreja Santa Terezinha, proprietária do espaço, contanto que entregue o ponto vazio dentro do prazo.
Com a mudança, a Maomé interrompe o serviço de almoços, mas continuará produzindo doces, tortas, salgados, ceias de Natal e Ano Novo, além dos cafés e chás da tarde. "Convidamos a todos os simpatizantes da Confeitaria a nos visitarem. A nova loja fica a apenas 2,2 km de distância do atual, trajeto que pode ser percorrido a pé", pede o proprietário. “No início da pandemia, nos sentimos ameaçados, mas agora vimos uma oportunidade, e esperamos que logre êxito.”
Harb comenta que o plano é que até o dia 23 de novembro a empresa já tenha transferido boa parte dos equipamentos para o novo endereço. “Tem muita coisa, e vamos ter que decidir que fim iremos dar, porque não vai caber tudo no novo local, onde já tem centenas de mesas e cadeiras".
Ainda sem data definida, a inauguração física deve ocorrer até o primeiro final de semana de dezembro. “Não queremos parar, por isso já estaremos operando com o delivery, tanto pelo site, como pelo WhatsApp e aplicativos.” Harb comenta que a empresa alavancou este canal do negócio nos meses em que precisou suspender as atividades, por conta dos decretos estaduais e municipais. “Cresceu muito. E agora vamos operar próximos de outras lojas de delivery, a exemplo do Pampa Burguer, Tókio Sushi e China in Box, que funcionam na mesma região, próximo do Zaffari Ipiranga.”
A Confeitaria seguirá operando no mesmo horário, das 9h às 19h, enquanto o Bistrô Marzana atenderá das 11h às 14h30min. “Mas possivelmente o restaurante passe a operar à noite. O cardápio deles é bem variado, com risotos, filés de carne, peixe e frango, a la minuta, entre outros pratos muito interessantes e acessíveis.”
Confeitaria ocupou por 43 anos tradicional ponto ao lado do Brique da Redenção
Conforme Harb, a nova loja irá funcionar em um local de 500m² e contará com espaços ao ar livre. “Atrás do prédio tem uma horta, que será transformada e colocaremos mesinhas para os clientes que preferirem ficar na rua.” Também haverá possibilidade do público realizar eventos, formaturas e coquetéis no salão do coworking. “No dia a dia, vai funcionar como se fosse um mall de shopping, com mesas compartilhadas entre a confeitaria e o restaurante", diz Harb.