{{channel}}
Setor de eventos testa retomada em Porto Alegre
Congresso e mini-feira foram realizados para provar que medidas sanitárias permitem reinício de atividades
Após quase seis meses de paralisação, o setor de eventos começou a dar os primeiros passos para a retomada de atividades em Porto Alegre. Nesta sexta-feira (11), o Centro de Eventos da Fiergs recebeu um “congresso teste”, o primeiro a ser permitido pela prefeitura da capital gaúcha desde o início do isolamento social devido à pandemia de Covid-19, em março. No domingo (13), será a vez de um Liliane Kratzig (e), da LK Comunicação Visual, espera que trabalhos retornem. Joyce Rocha/JC
Entre os expositores estava Liliane Kratzig, diretora da LK Comunicação Visual, empresa responsável por montagem de sinalização e cenografia de eventos. “Chegou a dar uma emoção ver as pessoas fazendo a abertura do evento no palco, após tanto tempo sem nada”, disse a empresária.
Liliane lembra que, mesmo antes do isolamento social, o setor já estava sendo afetado pela pandemia, com o cancelamento de diversos congressos e feiras. “Tivemos eventos cancelados no dia da montagem. Foi muito chocante. Como o nosso negócio também tem um braço de atendimento à indústria conseguimos sobreviver, mas muita gente que sobrevive só de evento foi fortemente impactada, com funcionários desligados sem receber inclusive”, destaca. A empresária espera que as atividades possam voltar para que o setor tenha uma recuperação. “Tem muita gente que depende dessa cadeia”, afirma.
Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico de Porto Alegre, Leonardo Hoff, a prefeitura municipal entende que o setor de eventos tem condições de realizar atividades seguindo protocolos de segurança para evitar o contágio pela Covid-19. No entanto, ainda não há uma previsão para autorizar a realização de eventos desse tipo na Capital. “Não podemos falar em datas. Hoje não estão permitidos, esperamos que possam ser realizados num futuro próximo, mas seria precipitado falar em datas e prazos”, afirma.
Feira para condomínio já está prevista para outubro
Apesar da prefeitura de Porto Alegre ainda não ter uma previsão oficial para voltar a permitir eventos, o Centro de Exposições da Fiergs já tem marcado para o próximo mês a realização do Sindexpo 2020 – Feira de Negócios para Condomínios e Salão do Imóvel e Interiores, assim como o 1º Congresso Gaúcho Assosíndicos RS. O evento, organizado pela Associação dos Síndicos do Rio Grande do Sul (Assosíndicos RS), está previsto para acontecer de 9 a 11 de outubro. A expectativa dos organizadores é receber até 2.500 participantes.
“Essa feira de negócios do mercado condominial estava marcada para maio, e foi prorrogada inicialmente para setembro, e agora para o mês que vem”, explica Ana Paula Franco, diretora da Conectta Feiras & Eventos, responsável pela realização. Segundo a empresária, serão adotados protocolos de segurança internacionais, especialmente da Alemanha, para permitir a realização da feira e do congresso. “Esse primeiro evento depois de vários meses está sendo feito de uma forma corajosa, mas sabemos da importância de retomar o mercado, que sofreu muito durante a pandemia”, afirma. Ana Paula.
“Estamos otimistas com o evento. Teremos palestrantes de todo o país e um bom público, apesar do número limitado de participantes”, destaca Mauren Gonçalves, presidente da Assosíndicos RS. “Teremos todos os cuidados sanitários, assim como supermercados, shoppings e outros locais já fazem”, afirma a dirigente.
A comparação com outras atividades econômicas já permitidas pela prefeitura municipal também é destacada por Ana Paula Franco. “Temos que retomar com segurança, e mostrar aqui nos eventos é mais seguro do que num shopping. As pessoas não vão para uma feira para passear e provocar aglomeração, vão para fazer negócios, são mais focadas”, declara.