No primeiro dia da gradual retomada das atividades, a prefeitura de Porto Alegre realizou ações de fiscalização no comércio da capital. Na manhã desta terça-feira (5), segundo o governo municipal, foram interditados dez estabelecimentos que descumpriam as normas estabelecidas.
O prefeito Nelson Marchezan Júnior assinou o Decreto 20.564, que determina as medidas para a retomada do comércio, no sábado (2). Autônomos, profissionais liberais, microempreendedores individuais e microempresas
retornam ao funcionamento nesta terça.
Participam das operações de fiscalização os agentes da Diretoria de Fiscalização da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE), Procon Porto Alegre, Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Smams), Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), Guarda Municipal e Secretaria Municipal de Infraestrutura e Mobilidade (Smim). Desde o dia 31 de março, os fiscais atuam nas ações Esforço Concentrado Covid-19 e #FicaEmCasa.
A partir desta semana, os esforços serão voltados a estabelecimentos que podem retomar algum tipo de funcionamento. Anteriormente, a programação ocorria por bairros. A prefeitura diz que o Escritório de Fiscalização já vistoriou 6.049 estabelecimentos do comércio, indústria e serviços; 4.385 ônibus, táxis e lotações; 3.307 verificações de praças e parques e 3.459 pessoas foram orientadas com abordagem individual.