A cobrança de pedágio em cinco novas praças administradas pela CCR ViaSul está funcionando desde a meia-noite deste domingo, nas estradas BR-101 (em Três Cachoeiras) e BR-386 (entre Canoas e Carazinho). Com isso, as estradas gaúchas passam a ter sete pontos de pedágios administradas pela CCR (sendo outros dois na Freeway). A tarifa é de R$ 4,40 para veículos leves, nos dois sentidos.
Os novos postos ficam em Victor Graeff (km 204,4), Fontoura Xavier (km 262,7), Paverama (km 375,8) e em Montenegro (km 426), na BR-386; e no km 35,2 de Três Cachoeiras (BR 101). As novas praças mais que triplicam o número de pontos de cobrança da concessão, que eram dois na BR-290 (freeway).
De acordo com a empresa, o trânsito fluiu normalmente e desde até às 16h deste domingo o movimento maior ficou por conta do retorno do Litoral. Aproximadamente 10 mil veículos passaram pelas cancelas de Três Cachoeiras (km 35,2 da BR-101) no sentido de Porto Alegre. Nas demais praças, o fluxo leve de carros e caminhões e o apoio da polícia federal estão contribuindo para que o movimento ocorra com tranquilidade em ambas as direções, com poucas filas nas cabines. Até o meio da tarde de domingo, não havia registro de usuários desavisados da operação.
Atuando nas estradas gaúchas há um ano, com direito de operar em sete praças, a concessionária iniciou a cobrança de pedágios e serviços de atendimento aos usuários nos postos de Gravataí e Santo Antônio da Patrulha na BR-290 (Freeway) em 15 fevereiro de 2019. Em agosto, passou a oferecer os serviços de atendimento nas demais rodovias, em todo trecho concedido, sendo que ali a cobrança da tarifa iniciou neste domingo, após 10 dias de divulgação via folders distribuídos nas estradas e regime de operação branca (na qual os motoristas são informados sobre as novas tarifas ao passar pelas cancelas).
O contrato de concessão não prevê isenção de tarifa, exceto para veículos oficiais, próprios ou contratados de prestadores de serviço, da União, dos estados, dos municípios e do Distrito Federal, seus respectivos órgãos, departamentos, autarquias ou fundações públicas, bem como os veículos de Corpo Diplomático. Além disso, para os comerciais, o eixo suspenso só é isento para veículos vazios.
De acordo com a empresa, usuários podem optar pela passagem eletrônica, através de contrato com uma das cinco operadoras prestadoras deste serviço (Veloe, ConectCar, Sem Parar, Move Mais e C6 Taggy). Neste caso, os motoristas dos veículos passam a utilizar as pistas de passagem automática, evitando filas e sem precisar desembolsar dinheiro na hora.
> Acesse reportagem no caderno Logística com balanço de um ano da concessão, quando começam as duplicações e o que vai ser feito este ano nas estradas
Estrutura das novas praças
BR 101
- Três Cachoeiras: 12 pistas - 2 automáticas, 2 manuais, 6 mistas e 6 bidirecionais
BR 386
- Victor Graeff: 5 pistas - 2 automáticas, 2 mistas e 1 bidirecional
- Fontoura Xavier: 8 pistas - 2 automáticas, 2 mistas e 4 bidirecionais
- Paverama: 10 pistas - 2 automáticas, 2 manuais, 2 mistas e 4 bidirecionais
- Montenegro: 14 pistas - 2 automáticas, 4 manuais, 4 mistas e 4 bidirecionais