A concessionária de veículos Ford mais antiga em atividade do Brasil vai se 'aposentar'. A Ribeiro Jung, que completou 89 anos de funcionamento em 9 de janeiro, vai encerrar as atividades. Suas duas lojas em Porto Alegre vão mudar de nome e dono. Uma rede que surgiu em Santa Catarina comprou os pontos e assume a operação a partir de fevereiro.
A Superauto, que tem outras duas lojas próprias na Capital - uma na avenida Tarso Dutra e outra na avenida Cavalhada -, fechou o negócio no fim de 2019. As famílias Ribeiro e Jung e os compradores não revelam o valor da transação. As duas unidades da revenda Ford octagenária serão mantidas.
A partir de 1º de fevereiro, a loja localizada na avenida Ipiranga, em frente ao Shopping Bourbon Ipiranga, muda para o nome Superauto. A sede da Farrapos, que é a maior e na área para onde se mudou em 1948, troca de fachada em meados do próximo mês. Os novos donos compraram 5 mil metros quadrados da área da Farrapos e vão erguer uma nova estrutura da revenda, seguindo layout da Ford, uma obra que deve levar seis meses.
Lojas terão feirão de descontos com preço de fábrica para liquidar estoques. Foto: Patrícia Comunello
A queda em vendas no mercado de veículos, acentuada entre 2015 e 2018 e com começo da recuperação em 2019, e a decisão das duas famílias proprietárias de não dar continuidade ao negócio pesaram na venda. A negociação ocorreu no último trimestre do ano passado.
Com a operação, Porto Alegre passa a ter dois grupos que detêm concessionárias da montadora norte-americana. Em 2018, a Copagra já havia fechado, após acordo entre as quatro que operavam, pois o mercado não comportava tantas empresas, segundo as concessionárias. A outra empresa é a Montreal, que vai dividir mercado com a Superauto.
A diretora comercial da Ribeiro Jung, Tatiane Ribeiro, da quarta geração da revendedora, explica que "o mercado encolhendo e a chegada de carros elétricos" influenciaram na decisão sobre o futuro do negócio familiar. "A terceira geração (que está no conselho administrativo) queria se aposentar", resumiu Tatiane.
A diretora disse que boa parte dos 120 funcionários será mantida. A Superauto espera que 90 permaneçam. Logo que houve a confirmação da venda, a antiga concessionária colocou a opção para empregados buscarem alternativas.
Para liquidar estoques, a Ribeiro Jung faz nesta sexta-feira (23) e sábado (25) e na próxima semana liquidação de modelos novos a preço de fábrica, que se estende aos seminovos. "Temos 70 unidade novas", avisa Tatiane. O estoque total é de 160 carros.
Os amigos Armando Ribeiro e Norberto Jung abriram em 1931 o primeiro distribuidor Ford de Porto Alegre. A sede na avenida Farrapos, que antes tinha frente para a rua Voluntários da Pátria, foi aberta em 1948. "Era a mais antiga do Brasil", diz a diretora.
Sede na Farrapos nos anos de 1940 com modelos de veículos Ford. Foto: Ribeiro Jung/Divulgação
No ano passado, o grupo catarinense transferiu a sede de São José, na Grande Florianópolis, para Porto Alegre, apostando no mercado gaúcho. A marca entrou na Capital em 2005, após adquirir unidades da Importadora Americana. O diretor financeiro, Paulo Ricardo Rodrigues, diz que poderão ocorrer mais aquisições no futuro em cidades do interior.
"A intenção é continuar expandindo. Agora vamos investir na unidade da Farrapos", diz Rodrigues. A Superauto tem filial ainda uma em Pelotas, onde entrou após comprar a Marvel em 2016.
A concentração das operações e queda de rentabilidade descrevem o momento das revendedoras de veículos, sejam automóveis, motos ou caminhões, diz o vice-presidente do Sindicato Intermunicipal dos Concessionários e Distribuidores de Veículos no RS (Sincodiv-RS), Tarso Zanatta. A entidade aponta que hoje são 760 lojas em operação. Em 2015, eram 840, 80 a mais. Zanatta acredita que a tendência de enxugamento, com novas compras e até entrada de grupos de fora, vai continuar.