O local que abrigou durante anos a Palavraria, conhecida loja de livros do bairro Bom Fim, em Porto Alegre, já se prepara para receber um novo empreendimento. O número 165 da rua Vasco da Gama será o endereço do Êta Vida, um bar com espaço para compartilhar cultura.
A reforma da casa de dois pisos está nos últimos detalhes e a previsão de abertura é para fevereiro. Mesas e balcão dividem o andar térreo com um palco. Isso porque um dos atrativos do bar será a música ao vivo. No cardápio, as atrações serão petiscos, cervejas e drinks.
O jornalista e proprietário Pedro Silva não esconde a preferência pelo rock, mas diz que a ideia é promover música sem restrições. "A proposta é que seja um canto para se sentir acolhido, ouvir uma boa música e curtir", afirma Silva.
Ed Kern, funcionário do local, relembra que a vontade de tocar um negócio entre amigos vem de bastante tempo e que o pontapé surgiu de uma conversa de bar. "Nos conhecemos desde criança e montamos uma banda juntos", conta Kern, citando o gosto em comum como um dos motivos para criar um empreendimento que tivesse a música como mote. Junto ao time, soma-se Caio Frison, como sócio do Êta.
Kern e Silva contam que um dos atrativos do bar será a música ao vivo. Foto Luiza Prado/JC
O andar de cima, também em obras, deve abrigar um espaço cultural. A peça será sublocada para exposições e atividades diversas, como oficinas.
Mesmo antes de abrir oficialmente as portas, os sócios já percebem a receptividade dos vizinhos. "O pessoal está faceiro por reativarmos a casa e comenta que vai ser bom para movimentar a quadra", diz Silva.
Embora seja um bairro residencial, a expectativa é de que o Êta Vida pegue carona no movimento da rua General João Telles, a poucas quadras dali e um 'point' da noite porto-alegrense. A rua concentra bares e uma casa noturna, o Bar Ocidente. "Até pesquisamos endereços na Cidade Baixa e no Quarto Distrito, mas optamos pelo Bom Fim", diz Silva. O investimento na readequação do espaço foi de cerda de R$ 100 mil, valor que os sócios projetam retornar em dois anos.