Janeiro naturalmente é um mês em que os consumidores estão mais tímidos. Além de já terem gasto na Black Friday e no Natal, é o momento em que tributos, como o IPTU e o IPVA, batem à porta. Mas em Porto Alegre muitos estabelecimentos estão driblando a ressaca das festas e a fuga de consumidores para o litoral com promoções tentadoras.
Este ano a primeira campanha no calendário de shopping centers da Capital é a Corta-Corta, realizada no Shopping Iguatemi, na zona norte da cidade, desde quinta-feira (8). Neste sábado (11), os descontos de até 60% já atraíram muitos porto-alegrenses às cerca de 300 lojas do empreendimento. A promoção segue até este domingo (12).
A professora Vivian Silva Daros e sua mãe Mair Silva Daros aproveitaram os descontos. Fotos: Alexandro Auler/JC
As roupas e os calçados com preços mais atrativos do que os habituais motivaram a professora Vivian Silva Daros e sua mãe, a aposentada Mair Silva Daros, a investirem em peças de verão que já vão acompanhá-las à viagem para a praia daqui a alguns dias. A dupla aproveitou para comprar nas lojas que já admiram, mas que normalmente não estão dentro do orçamento.
“A liquidação é a oportunidade para comprar em lojas mais caras, que normalmente nem entramos por saber que os preços não cabem nos nossos bolsos”, disse Vivian. Ela conta ainda que não foram compras por necessidade nem por impulso. “São coisas que já tinha vontade de ter”, garantiu a professora.
Branchelli foi em busca apenas do que está realmente precisando e Adriana aproveita 'bons negócios'
Já o cirurgião-dentista Roberto Branchelli foi em busca apenas daquilo que está realmente precisando. “Caso contrário, não compro”, afirmou Roberto. Ele passeava acompanhado da esposa Adriana Branchelli. Ela, por outro lado, estava de olho em bons negócios. “Se o preço estiver valendo a pena, vou investir”, disse Adriana.
A maioria das sacolas nas mãos dos consumidores era de lojas de roupas e calçados. O movimento é importante para os estabelecimentos desses segmentos, que precisam começar a abrir espaço em seus estoques para a chegada das peças da coleção outono-inverno, lançadas por muitas marcas nacionais já no início deste ano.
Mas também tem quem aproveite a queda no preço em produtos de beleza. A gerente da The Body Shop, Suellen Neves, diz que as manteigas corporais e o sérum, bastante usados nessa época do ano e com desconto de 30% na loja, estão sendo os mais procurados. “O movimento está tão forte que vamos estender as promoções até o dia 20 de janeiro”, avisou.
Lojas com itens de beleza e cuidados com o corpo registram grande fluxo e ampliam os descontos
Ao todo, 80% das lojas estão participando da Corta-Corta. A expectativa é que haja aumento 10% nas vendas em relação ao mesmo período de 2019, conforme a assessoria de imprensa do shopping.
Durante o período da promoção, o shopping oferece isenção de estacionamento a cada R$ 100,00 em compras. O motorista deve baixar o aplicativo para smartphones (app) Iguatemi, escanear ou fotografar a nota fiscal e isentar o cartão em um dos pontos de atendimento do shopping.