Audiência pública discute projeto de mina de carvão em Eldorado do Sul

Implementação do empreendimento na Região Metropolitana de Porto Alegre divide opiniões

Por Jefferson Klein

MARCO QUINTANA/JC
Visita Deputado Edegar Pretto, presidente da Assembléia Legislativa.
A capital gaúcha será o novo palco para o debate de um assunto que vem sendo motivo de muita controvérsia nos últimos meses: o projeto de implantação de uma mina de carvão no município de Eldorado do Sul que alimentará um complexo carboquímico na Região Metropolitana de Porto Alegre. A audiência pública foi solicitada pela Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa e será realizada no Auditório Dante Barone, nesta segunda-feira, das 18h às 22h.
Notícias sobre economia são importantes para você?

Defensores e opositores podem participar

A presidente da Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa, deputada estadual Zilá Breitenbach (PSDB), ressalta que a audiência desta segunda-feira precisa abordar o "ponto e o contraponto". Estarão presentes palestrantes favoráveis e contrários à mina de carvão em Eldorado do Sul. Deverão apresentar posições sobre o tema integrantes da Fepam, do Ministério Público, da Copelmi, entidades civis, parlamentares, entre outros. Também serão sorteados 10 participantes do público para fazerem perguntas sobre o projeto.
Zilá revela que é favorável ao empreendimento e justifica a sua escolha explicando que está acompanhando informações sobre o assunto que apontam que é segura a iniciativa. "Uma empresa que quer investir no Estado, que já tem investimentos aqui, não vai fazer um projeto sem ter todo o cuidado técnico e análises", sustenta. O evento será realizado no Auditório Dante Barone, que tem capacidade para receber aproximadamente 600 pessoas. Se a expectativa de um público participante maior for confirmada, existe a perspectiva de que um telão seja disponibilizado para quem ficar fora do prédio.