A nova diretoria do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Sul (CRMV-RS) foi anunciada nesta quinta-feira (29) e terá apenas mulheres. A chapa Renovação, Transparência e Participação, que tem como presidente a médica veterinária Lisandra Dornelles, foi eleita para comandar o conselho nos próximos três anos. Será a primeira vez que uma mulher assumirá o posto na autarquia, que representa médicos veterinários e zootecnistas.
Foi a primeira eleição utilizando a internet, que permitiu a participação recorde de eleitores, informou o CRMV-RS. No primeiro turno, mais de 8 mil profissionais habilitados haviam participado. No segundo turno, foram computados 7.609 votos. A eleição teve dois turnos.
O grupo que dirigirá a entidade tem Lisandra Dornelles na presidência, a zootecnista Angélica Pinho na vice-presidência, e outras duas médicas veterinárias Marianne Lamberts (secretária–geral) e Eliane Goepfert (tesoureira).
Na lista de conselheiros efetivos estão Paulo Casa Nova, Gerson Garcia, Felipe Libardoni, Fernando Gonzales, Ricardo Gutierrez Oliveira e Marília Terra Lopes. Entre os suplentes, estão Patrícia Alessandra Meneguzzi Metz Donicht, Martielo Ivan Gehrcke, Carolina Martins Erhardt, Roberto Francisco Lucena, Gustavo Brambatti e Isabella Dias Barbosa Silveira.