A Rádio da Universidade lançou nesta semana uma série online chamada Repertórios da quarentena. A proposta é compartilhar com seus ouvintes e seguidores um pouco do que professores e alunos de graduação e pós-graduação em Música da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) têm produzido durante esse período de isolamento social. Em duas edições semanais, aos domingos (11h) e às quintas-feiras (17h), serão publicados vídeos produzidos pelos músicos na intimidade de seus lares.
Na estreia da série, lançada no último domingo (12), o casal formado pelo professor Camilo da Rosa Simões e pela doutoranda Brigitta Calloni (violinista da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre) apresentou um arranjo novo, criado durante o confinamento que os dois estão vivendo juntos. Eles interpretaram a Bagatela nº 2, de Béla Bartók, original para piano, que Camilo transpôs e adaptou para dois violinos.
Com o intuito de abranger a diversidade da produção musical da universidade, bem como contemplar artistas em diferentes momentos de suas trajetórias, a segunda edição, nesta quinta-feira (16), traz a compositora e musicista Ligia Lazevi. Aluna da graduação em Música Popular, ela integra o Coletivo Gurias do Instituto de Artes e foi a idealizadora do Festival Feminista Eva Diva. Ligia está gravando seu primeiro disco, com composições próprias. Dois sóis deve sair ainda em 2020.
Ao vivo, as edições podem ser assistidas nos canais da Rádio da Universidade no Facebook (@radiodauniversidade), Instagram (@radioufrgs) e YouTube (Rádio da Universidade - Ufrgs). Também estão disponíveis on-line para ouvir as playlists Escuta Ufrgs, criadas pela emissora no YouTube e no Spotify, com trabalhos dos músicos da universidade.