Três novas exposições abrem na Pinacoteca Aldo Locatelli, no Paço dos Açorianos (praça Montevidéu, 10) nesta quinta-feira (2), às 19h.
Com curadoria de Charlene Cabral, o Porão do Paço recebe a exposição dos 10 artistas selecionados (Carolina Ciconet Marostica, David Ceccon dos Santos, Estêvão da Fontoura Haeser, Gustavo José Balbela de Azambuja, Julha Franz, Manoela Cavalinho, Marcelo Armani, Martin Dahlström Heuser, Michel Zózimo da Rocha e Tiago Pereira Coelho) pelo Prêmio Aliança Francesa de Arte Contemporânea 2018, cujo resultado final será divulgado nesta quinta. O certame, que está na segunda edição, visa apoiar e incentivar artistas em início de carreira.
Na Sala da Fonte, será apresentada a exposição Desenhos esquemáticos, de Leandro Machado, vencedor da edição 2017 do Prêmio Aliança Francesa. Ele foi contemplado com o prêmio-viagem, desenvolvendo uma residência artística de dois meses no Centre Intermondes, em La Rochelle, na França. Nascido em Porto Alegre em 1970, o artista utiliza como referência o seu entorno, elementos do cotidiano e tudo o que encontra pelo caminho como matéria-prima para criação.
Já Improváveis - A força da vocação num universo de impossibilidades apresenta um conjunto de obras da Pinacoteca Aldo Locatelli e da Pinacoteca Ruben Berta, de artistas como Dimitris Anagnostopoulos, J.Altair, Maria Lídia Magliani e Antonio Cândido de Menezes. A visitação vai até 28 de setembro, de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h30min às 18h, com entrada franca.