{{channel}}
em foco
Reunindo música, teatro e poesia ao redor da matéria-prima do amor, o espetáculo
Coração de búfalo - emoções à flor da pele
realiza hoje uma apresentação única, às 20h no Teatro de Arena (Borges de Medeiros, 835), dentro da programação do Porto Verão Alegre. A peça tem roteiro final e direção de Bob Bahlis e os ingressos podem ser adquiridos no site do festival. A produção permite que Carlinhos Carneiro (foto) exercite um lado vocal diferente, com uma pegada mais sutil e suave, interpretando e contracenando com grandes atrizes e cantoras: Valéria Barcellos, Adriana Deffenti, Denizeli Cardoso e Thai Ribeiro. Do fundo da fossa ou no topo do êxtase, canções, versos e cenas se misturam em performances que exaltam esse precioso e urgente sentimento. Coração de búfalo é um mergulho na relação de mutualismo que surge quando o amor paira sobre as artes, servindo como ponto de encontro entre Rimbaud, Tom Jobim, Elisa Lucinda, Elizete Cardoso, Balzac, Odair José e Maria Rezende.
Estão abertas até o dia 13 de fevereiro as inscrições para a
Oficina de Produção Cultural Autossuficiente,
promovida pela Secretaria de Estado da Cultura (Sedac) através do Iecine. Coordenada pela empreendedora cultural Angelica Segui, as aulas serão realizadas em 20 encontros, entre os dias 14 de fevereiro a 18 de março, das 19h às 22h, em formato virtual. Inscrições pelo link que está na bio do Instagram @ieciners. O curso tem como objetivo apresentar a carreira de produtor para realizadores inexperientes, instrumentalizando, através de técnicas e sistemas organizacionais, para que seja possível a elaboração de projetos vitoriosos. As atividades transitam entre a teoria e a prática, tornando os alunos aptos para participarem de editais abertos no Estado.
A Fundação Nacional de Artes (Funarte) disponibiliza, a partir de hoje, documentários do
Projeto Pixinguinha
em seu canal no YouTube. A homenagem é realizada no mês em que se completam 49 anos da morte de Pixinguinha (foto). Publicados com recursos de acessibilidade (Libras, Closed Caption e audiodescrição), os vídeos documentam a trajetória do programa institucional que celebrou a memória do músico e que circulou pelo Brasil em diferentes fases, entre 1977 e 2017. Na playlist, o público também poderá conferir, gratuitamente, um vídeo em celebração aos 120 anos de Pixinguinha, divulgado em 2017, com depoimentos dos letristas Hermínio Bello de Carvalho e Paulo César Pinheiro, do fotógrafo Walter Firmo e do arranjador Paulo Aragão. Pixinguinha faria 125 anos em 4 de maio deste ano e nos deixou no dia 17 de fevereiro de 1973, em pleno Carnaval, aos 75 anos. A publicação dos vídeos do Projeto Pixinguinha é uma das ações ligadas ao Brasil Memória das Artes, que promoveu a digitalização do acervo da Funarte para acesso online.