Quando a sede da Capitania do Rio Grande de São Pedro foi transferida de Viamão para o que hoje é Porto Alegre, em 1773, cresceu entre os governantes a preocupação de garantir a segurança da cidade e de seus moradores. Para isso, foi implementada uma medida curiosa para os dias de hoje, mas comum anos (ou séculos) antes: cercar a cidade com um muro.
O muro protegia a entrada do que era a cidade na época, hoje o bairro Centro Histórico. Um portão controlava o acesso e era fechado à noite, e o lugar onde estava instalado ficou conhecido como Praça do Portão. Mas o muro não permaneceu por muito tempo. Registros de 1829 já indicam que o acesso era livre, sem precisar passar pelo portão, mas o nome permaneceu indicando o lugar até 1873.
Hoje, no mesmo lugar, está a Praça Conde de Porto Alegre, encontro das ruas Duque de Caxias, Riachuelo e Dr. Flores, junto ao viaduto Loureiro da Silva. As informações são encontradas em estudos sobre a origem de Porto Alegre e estão compiladas em material da prefeitura.
Além do muro, outra mudança no Centro Histórico de Porto Alegre é sua área, que foi
aumentada por aterros... Mais sobre essa curiosidade de Porto Alegre amanhã!