Equipe de Caxias do Sul vence concurso para requalificar avenida em Flores da Cunha

Por

Proposta vencedora vai desenvolver projeto nos 5,8 km da via, dentro da cidade da Serra gaúcha
Foi revelado na noite de terça-feira, dia 1de fevereiro, o projeto vencedor do Concurso Público Nacional de Projeto de Arquitetura e Urbanismo “Avenida 25 de Julho”, promovido pela Prefeitura Municipal de Flores da Cunha (RS) em parceria com o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do RS (IAB RS) e com o apoio do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do RS (CAU/RS) e da Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas (ABAP). Os arquitetos responsáveis pela proposta são do município vizinho, Caxias do Sul.
A proposta premiada em primeiro lugar é assinada pelos arquitetos e urbanistas Fernando Rocha Machado como autor, Rovena Schumacher como co-autora, e os estagiários Guilherme Gobetti e Alisson Rodrigues. Eles conquistaram um prêmio de R$ 30 mil e a contratação para desenvolver o projeto da requalificação de 5,8 km da Avenida 25 de Julho, uma das principais vias da cidade, com remuneração total de R$ 362.306,36.
O segundo lugar do concurso foi para a equipe formada por Henrique Zulian, José Pedro Servo, Rafael Cortez e Rogério Severo, da cidade de Curitiba (PR), que ganharam o prêmio de 15 mil reais. O terceiro lugar levou a premiação de 10 mil reais e foi conquistado pela equipe formada por Mariana Mincarone, Camila Alberti, Amanda Michelotto, Helena Classe e João Pedro da Silva, da cidade de Porto Alegre (RS). Uma menção honrosa foi destinada aos arquitetos e urbanistas Carlos Eduardo Murgel Miller, Eduardo Saguas Miller, Martin Benavidez, Arthur Chuva, Emanuel Carlos Polito, Facundo Rasch, Lucas Merlo, Marcelo Ribas Marçal, Rodrigo Del Nero, Sergio Benejam e Stefania Casrim, da cidade de São Paulo (SP).

Cerimônia de Premiação

“A avenida 25 de Julho é uma referência de nossa cidade, e deixando ela bem construída e estruturada, com certeza teremos um belo cartão de visita”, destacou o prefeito em exercício de Flores da Cunha, Marcio Rech, na abertura do evento. “A partir do momento em que propomos um projeto inovador que irá melhorar o dia a dia da nossa comunidade, estamos fomentando o turismo do município, e automaticamente pensando na saúde e educação”, destacou Marcio Rech. Para a Secretária de Planejamento, Rosiane Machado Pradella, requalificar este espaço é garantir a qualidade de vida da comunidade e a função social do local. “Hoje veremos o projeto preliminar, pois os detalhes de tudo isso será construído com a comunidade”, informou.
Conforme o presidente do IAB RS, Rafael Pavan dos Passos, esta é a primeira vez que o IAB realiza um concurso em que a entidade não é a única organizadora, e sim consultora técnica. “Alcançamos o objetivo inovador de capacitar os servidores da prefeitura para que possam realizar futuros concursos de arquitetura”, disse. Passos observou que o concurso é um processo democrático, pois ainda permite que profissionais de todas as gerações estejam disputando lado a lado através de seus conceitos. Para Natan Franciel Arend, vice-presidente do IAB RS e coordenador de concursos, a premiação do concurso é definitivamente um dia importante para todos os envolvidos, pois celebra que novas cidades são possíveis: “Com essa redefinição da paisagem urbana a história de Flores da Cunha aponta para um futuro muito promissor”.
O resultado do concurso e outras imagens dos projetos vencedores estão disponíveis no site oficial: www.concursoavenida25dejulho.org
Com informações da assessoria de comunicação do IAB RS.