{{channel}}
Prédio da Smov mobiliza debate sobre patrimônio
Imóvel está ligado à história do planejamento em Porto Alegre
Um prédio em Porto Alegre abriga há mais de meio século a história do planejamento urbano da cidade. Localizado no número 2244 da Avenida Borges de Medeiros, foi construído para abrigar a Secretaria Municipal de Obras e Viação - a Smov, sigla que se tornou o seu nome informal - e entregue em 1970. O projeto é assinado pelos arquitetos Moacyr Moojen Marques, João José Vallandro e Léo Ferreira da Silva.
Nesse endereço nasceram, nos anos seguintes, três secretarias: do Meio Ambiente - pioneira das capitais brasileiras -; do Planejamento Municipal, responsável por elaborar o Plano Diretor em 1979, em 1999 e pela sua revisão em 2009; e da Produção, Indústria e Comércio. Todas essas pastas e a Smov mudaram de nome e função nos anos recentes.
"Atendeu a sociedade durante muitos anos. A aprovação de projetos (de construção) era toda feita naquele prédio", comenta o engenheiro civil Sérgio Luiz Brum, servidor aposentado da prefeitura que trabalhou no edifício por mais de 30 anos. Brum é vice-presidente da Associação dos Técnicos de Nível Superior do Município de Porto Alegre, que em janeiro promoveu um debate sobre a história e o futuro do lugar.