Ainda dá tempo para escritórios de arquitetura inscreverem projetos no concurso Iconicidades. São cinco possibilidades de intervenção nas cidades de Pelotas, Cachoeirinha, Rio Grande, Santa Maria e São Leopoldo. Cada edital tem um calendário próprio.
Podem participar escritórios de todo o País, que deverão desenvolver propostas em nível de estudo preliminar. Serão premiados três projetos por edital e a equipe vencedora de cada um será contratada pelo governo para desenvolver e entregar o projeto completo ao município. O resultado será divulgado em 18 de julho.
Confira mais informações e acesse a página das inscrições no nome da cidade:
Inscrição: até 09/06
Espaço: Antiga sede do Banco do Brasil
Proposta: Centro de Gastronomia
A edificação, construída entre 1926 e 1928, está localizada no Centro Histórico. Integra o patrimônio cultural do município e é tombado em nível federal pelo Iphan. A proposta é restaurar o imóvel para receber o Centro de Gastronomia Senac de Pelotas. A prefeitura conta com a parceria da Fecomércio-RS.
Inscrição: até 13/06
Espaço: Molhes da Barra
Proposta: Complexo turístico e de preservação ambiental
Os Molhes da Barra dois quebra-mares construídos com gigantescas pedras que avançam 4 quilômetros no Oceano é uma das maiores obras da engenharia marítima, construída entre 1911 e 1915. A proposta é fortalecer o potencial turístico do local aliado à preservação ambiental e com espaço para os negócios locais. Tem o apoio de oito entidades locais.
Santa Maria
Inscrição: até 15/06
Espaço: Clube dos Ferroviários
Proposta: Centro de artes e economia criativa
O antigo Clube dos Ferroviários está localizado no Centro Histórico e inserido na Mancha Ferroviária, tombada pelo Iphae. O município já possui um Termo de Referência relativo ao planejamento de um Distrito Criativo e aponta como relevante a presença de um espaço revitalizado para contribuir com a proposta. Tem o apoio de 10 entidades locais.
Inscrição: até 27/06
Espaço: Complexo Cultural Casa de Cultura
Proposta: Complexo Cultural Casa de Cultura
Localizado às margens do Rio Gravataí, o Complexo compreende a Casa de Cultura Demósthenes Gonzalez e o píer onde se encontra a Praça Ecoturismo Leonel de Moura Brizola. A proposta é revitalizar o espaço e transformar a avenida Beira-Rio, que integra o Complexo, em uma rua coberta. Conta com apoio do Centro Universitário Cesuca.
São Leopoldo
Inscrição: até 30/06
Espaço: Casa da Feitoria / Museu do Imigrante
Proposta: Espaço destinado a turismo, atividades ligadas a esporte e lazer, feiras, empreendimento e eventos.
A casa, original da época colonial, é tombada como patrimônio histórico estadual. Sofreu desabamentos parciais, o mais recente em 2019. A prefeitura quer restaurar o espaço para a comemoração do Bicentenário de São Leopoldo e da Imigração Alemã no Brasil (uma das etnias representadas no local). Conta com o apoio de diversas entidades locais.