As obras para realização do South Summit ocorrem nos galpões A4, A5 e A6, do Cais Mauá. A primeira fase das obras envolve o telhado, com a substituição de forro, verificação e troca de calhas e telhas; a revisão e pintura dos portões e a recomposição dos vidros. O projeto ainda terá etapa de limpeza e de instalação de infraestrutura.
Serão 5 mil m2 destinados para o South Summit. A expectativa de reunir cerca de 5 mil inscritos - impactando 20 mil pessoas - e receber 150 palestrantes. Um dos armazéns terá o palco central, onde acontecerão as palestras, além de um pavilhão como marketplace, onde as marcas estarão reunidas. O terceiro espaço será reservado para as startups.
Os esforços para atrair o South Summit para Porto Alegre contaram com a iniciativa privada - 25 empresas investiram um total de R$ 1,5 milhão para as adequações dos galpões. A empresa 4All é organizadora do evento na Capital.
O South Summit foi criado em 2014, tem sede em Madrid e se posiciona como uma plataforma global para inovação e conexões entre os principais participantes do ecossistema global, startups, corporações e investidores para gerar resultados e negócios.