Para onde vão as marcas?

Tem marca demitindo funcionários, reduzindo jornada e suspendendo contrato. Tem marca cortando investimento de tudo que é lado

Por

Tem marca grande apostando no novo queridinho do momento, as lives musicais. Tem marca pequena fazendo o mesmo, nas suas devidas proporções. Tem marca cancelando verba por não compactuar com o comportamento do seu patrocinado (vide caso Pugliesi). Tem marca demitindo funcionários, reduzindo jornada e suspendendo contrato. Tem marca cortando investimento de tudo que é lado. Tem até marca fazendo campanha bizarra em momento delicado (vide venda de plano de saúde, seguro de vida e plano funerário). Ah, e tem dezenas de empresas realizando pesquisas para entender o comportamento do consumidor durante a pandemia, para que se tente prever o consumo quando esse período passar. E vocês acham que as marcas, especialmente as que investem em comunicação (cuidado para não confundir com anunciantes de grande porte apenas), vão correr para onde quando tudo isso acabar e o mundo voltar a respirar (literalmente)?

Tendências de comportamento

O Innovation Center realizou novo levantamento com o objetivo de identificar tendências de comportamento no período pós-coronavírus, que auxilie as empresas e instituições em suas tomadas de decisão. O estudo contou com 4.451 respondentes válidos de Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba e São Paulo, bem como de cidades em um raio de até 200 quilômetros de distância das respectivas capitais. A coleta dos dados foi realizada entre os dias 21 e 25 de abril de 2020, por meio de um sistema on-line, e as respostas foram espontâneas. "De acordo com os dados, o que tende a mudar de forma significativa são questões ligadas à tecnologia, como, por exemplo, o aumento do consumo on-line e práticas de reuniões virtuais", explicou Juan Pablo Boeira. O trabalho mostra também quais marcas, na visão dos entrevistados, fizeram bons trabalhos após o começo da pandemia, bem como as empresas que foram mal vistas pelo público por suas atitudes. Além disso, o estudo destaca que o público se sente inseguro neste período, mas acredita que sairá mais forte desta crise.

Perfil

Na infância, as visitas à redação do Diário de Notícias para visitar o pai, então repórter do jornal, despertaram a paixão do jornalista Renato Sagrera pela profissão. Com uma carreira que transitou por rádio, jornal, televisão e assessoria de imprensa, ele compartilha histórias inusitadas vividas com políticos, entre eles, Leonel Brizola. Saiba mais sobre sua trajetória no Perfil de Coletiva.net.

Colaboração com o mercado

De hoje até quarta-feira, a Associação Riograndense de Propaganda (ARP) promove o ConectARP, um ciclo de palestras sobre o momento de mudanças no mercado da comunicação. O conteúdo, selecionado pelo Share, será oferecido de forma on-line e gratuita A ideia é ajudar na busca de respostas aos questionamentos que surgem neste momento de pandemia. Para isso, um time de palestrantes, que abordarão presente e futuro na comunicação, compartilharão conhecimento por meio do canal da ARP no YouTube. O terceiro dia é exclusivo para sócios da entidade e, posteriormente, as palestras poderão ser adquiridas junto ao Share, com desconto especial para associados da ARP. Para participar, é preciso acessar o link tudodeshare.com.br/eventos/conectarp e se inscrever gratuitamente.

Agências

  • DO IT incorpora ao seu portfólio a Unicred do Brasil, além das centrais Unicred SC/PR e Unicred RJ/MT. O trabalho tem foco em estratégia de marca e desenvolvimento de projetos colaborativos, contando com uma rede de parceiros mentorada e orquestrada pela agência gaúcha.
  • WT.AG também tem nova conta na carteira. Trata-se da All Things Hair, loja on-line de cuidados para cabelo da Unilever. Com este cliente, a agência atuará desde a criação de campanhas on-line até a execução de estratégias de mídia, CRM e e-mail marketing.
     

Parceiros

Coletiva.net está de aniversário e, para marcar seus 21 anos, o portal programa diversas ações especiais, como o vídeo institucional, que encerra as comemorações das duas primeiras décadas - ele pode ser acessado nos perfis do veículo no Instagran, Facebook e YouTube. Além disso, a editoria de Artigos do portal está sendo alimentada por textos assinados por colaboradores e antigos integrantes da equipe, todos contando sobre algo especial que marcou sua relação com a marca. Dois novos produtos também serão apresentados ao mercado em breve, marcando, assim, o início do novo ciclo.