Família grande e vontade de servir bacalhau? Com o preço nas alturas, uma forma de conciliar seria usar o peixe desfiado ou em aparas, combinando com arroz. Exatamente como propõe a receita seguir.
Arroz de bacalhau
ingredientes
[4 porções]
- 300g de arroz
- 500g de aparas de bacalhau salgado
- 2 colheres (sopa) de molho Habanero
- 200g de cebola picada
- 4 dentes de alho triturados
- 250g de queijo Gruyère em cubos
- azeite de oliva
- sal, pimenta-do-reino, salsa e cebolinha
- 2 pimentões laranja fatiados finamente
- brotos de alfafa para decorar
- 250g de tomate cereja cortado em quatro partes
- leite
Modo de preparar:
- Dessalgar aparas de bacalhau em leite gelado. Escorrer, trocar o leite após três horas. Se preciso, repetir o processo.
- Cozinhar bacalhau por 30 minutos em 500ml de água, reservando-a após o cozimento.
- Aquecer azeite em uma panela e, em fogo médio, refogar alho, pimentão e tomate. Quando começar a secar, acrescentar arroz, salsa e cebolinha.
- Misturar, acrescentar água do cozimento do bacalhau e, se necessário, mais água e sal.
- Quando o arroz estiver cozido, adicionar bacalhau, molho Habanero, pimenta do reino, mais salsa, cebolinha e o queijo, misturando tudo delicadamente.
- Servir quente, regado com bastante azeite.
Adega
A embalagem é linda, os quatro espumantes têm a qualidade costumeira da linha Cuvée da Miolo, com denominação de origem do Vale dos Vinhedos. Todos são elaborados pelo método Champenoise: Nature, Brut, Brut Rosé e Demi Sec.
Um dado importante consta do pescoço dessas garrafas: seu ano de tiragem, no caso 2019 (no detalhe). É algo que venho defendendo há anos: como espumantes costumam ser elaborados com viníferas de diversas safras, não revelar cada uma delas se pode tolerar. Mas por que não citar o ano em que foram engarrafados?
Isso a Miolo está fazendo. Não esconder informação ao consumidor evita decepções, comuns a quem espera um período maior para desarrolhar um espumante e não sabe há quanto tempo está na garrafa. Altamente elogiável.
Esse da foto é daqueles vinhos que raramente degusto: os chamados "de sobremesa". Questão de gosto, não de antipatia. Uma exceção só ocorreu, após alguma insistência, ao final de um lauto jantar em casa de amigos. Deliciei-me, a ponto de pedir um segundo cálice desta garrafa aí na foto.
O Castellamare é um Moscato Giallo branco seco - nada daquele adocicado ao ponto que habitualmente me afugenta. Elaborado pela São João, uma cooperativa com 480 associados, no município de Farroupilha, tem vendas em [email protected].
Via e-mail
- Tokyo Sushi (e Poke) completou sete anos abrindo nova operação, agora no Mercado Paralelo (rua Frederico Mentz, 1.561). São duas lojas se somando aos outros três endereços da marca. Conheci o Tokyo em amplo espaço no Praia de Belas, onde teve vida curta. Incrível como soube se reposicionar e crescer tudo o que cresceu.
- Sette Pasta Bar enriquece seu já tentador menu com três sugestões especiais para este feriadão. Um exemplo está na foto: bacalhau grelhado com molho pomodoro, alcaparras e azeitonas, guarnecido por batatas salteadas (R$ 95,00). De sexta-feira a domingo, na rua Auxiliadora, 248. Reservas: (51) 3012-2926.
- Koh Pee Pee festeja seu 33° aniversário lançando dois novos pratos de sua cozinha tailandesa. O Goong Ko Mak é uma entrada com camarão salteado em pasta de especiarias, acompanhado por molho de ostra. Já o Pla Ko Nang Yuan é filé de peixe com legumes, massa de arroz e molho típico.