{{channel}}
Bacalhau em versão requintada
Em princípio, salvei a receita pensando na Semana Santa. Mas com seus ingredientes nada triviais e o elogiável resultado final, reconsiderei: ela merece antecedência para quem a desejar servir no feriado religioso. E lugar de honra, em qualquer ocasião que requeira uma iguaria desse quilate. A sugestão veio da equipe da Seara Pescados, não é difícil de executar - apenas há que ter o timing para a preparação de cada item.
Lombo de bacalhau com cebola caramelizada
Ingredientes (três porções):
- 600g de lombo de bacalhau dessalgado e congelado
- 3 colheres (sopa) de azeite
- 2 cebolas fatiadas
- 500g de tomate cereja
- 2 dentes de alho cortados em lâminas
- sal e pimenta calabresa
- 2 ramos de tomilho
- 1 xícara (chá) de azeite
- 300g de ervilha torta
- 1 colher (sopa) de azeite do tomate confit
- 1 pitada de sal
- 6 fatias grandes de pão rústico
- 2 colheres (sopa) de manteiga
- 1 pitada de sal
- colher (chá) de páprica picante
Modo de preparar:
- Descongelar bacalhau de acordo com as instruções da embalagem.
- Aferventar em água por cinco minutos, escorrer e secar com toalha de papel.
- Aquecer azeite em uma frigideira antiaderente e dourar os lombos. Retirar para local aquecido.
- Na mesma frigideira, sem lavar, aquecer mais um pouquinho de azeite e refogar cebola, mexendo até dourar e caramelizar. Reservar junto com os lombos.
- Lavar e secar os tomates, passar a uma assadeira e temperar com sal e pimenta. Colocar por cima ramos de tomilho, lâminas de alho e cobrir com azeite.
- Assar por 60 minutos em forno a 160ºC.
- Lavar e secar ervilhas, com uma faca remover pela pontinha (e descartar) a fibra principal de cada uma.
- Aquecer um fio de azeite em uma frigideira antiaderente, temperar as ervilhas com o sal e refogar por dois minutos, até estarem cozidas, mas ainda crocantes.
- Besuntar fatias de pão, de ambos os lados, com uma pasta formada por manteiga e páprica. Dourar em frigideira antiaderente, virar e reservar.
- Colocar lombo de bacalhau em uma travessa, cobrir com cebola caramelizada e servir com os três acompanhamentos.
Via e-mail
- Mark Hamburgueria chegou ao Boulevard Laçador, com seus hambúrgueres artesanais em 14 sabores, incluindo opções vegetarianas e veganas. O Alegrete (foto) tem queijo Provolone, rúcula, alho confitado, bacon, farofa de panko e maionese de salsa. Opera diariamente, das 11h30min às 23h. Tel. (51) 3135-6222.
- Já dava para notar, em algumas das tantas receitas que o colunista recebe semanalmente, o uso de castanha do Brasil como ingrediente. Na verdade, é a mesma que costumamos designar como castanha do Pará, embora ela exista em toda a bacia amazônica (Bolívia, Peru). Se preferir, pode chamar de Brazil Nut, como é conhecida mundo afora.
- Figos? Tenho conseguido degustar, ainda doces e saborosos, em pleno outono! Quem produz são os Irmãos Bach, em Feliz (RS).
Roteiro das sorveterias
Algo acontece no mundo dos sorvetes, pelo menos no circuito do Moinhos de Vento: há poucas semanas a Santino, famosa em Santa Maria, abriu filial na Rua Hilário Ribeiro, no espaço - todo redecorado - onde operou o Amêndoa. A meia quadra dali surgiu a Bacio di Latte (foto), que até então só operava nos shoppings Iguatemi, Praia de Belas e Barra, e agora aterrissa em plena Padre Chagas.
Logo na quadra seguinte está a Di Argento, a mais antiga de todas, com suas mesas na calçada; dobrando a esquina na Dinarte Ribeiro, deparamos com a Just Cold Creamary e, logo adiante, no atalho para a Pracinha Maurício Cardoso, a bem-sucedida Gianluca Zaffari.
Considerando que no Moinhos Shopping existe a Troppo Buono, podemos dizer que o bairro está fartamente suprido de sorveterias. De diferentes estilos, é verdade, mas todo mundo vendendo sorvete.
Bom para os apreciadores, sim, desde que eles mantenham o hábito durante os meses de frio e gerem o consumo indispensável para que todas as concorrentes sustentem suas portas abertas.