A perspectiva é de que o River use um time misto, que o Inter apresente vários desfalques, por exaustão física ou excesso de cartões amarelos, mas o jogo não perde a grandeza nem a importância: pode servir às maravilhas para uma marcante reação colorada, além de trazer algum sossego ao injustamente contestado Odair Hellmann. A derrota frente ao Palmeiras entra na lista dos resultados esperáveis; a partida de hoje em Nuñez pode abrir caminho para uma afirmação colorada no Brasileiro e um futuro ainda mais promissor na Libertadores.
Vai bancar o holandês
O jogo vale bem mais do que a classificação: o Grêmio precisa reafirmar seu futebol, lançado em descrença após uma sequência de maus - o último, inacreditável - resultados. Esse desafio deverá ser suficiente para a equipe jogar com alma amanhã, frente à Universidad Católica, transformar em uma questão circunstancial sua colocação na Z-4 do Brasileiro e chegar a uma vitória convincente. O clube chileno vai pagar pelo que não fez: os 5 a 4 do Flu impactaram demais, entraram para a história da Arena e têm de ser esquecidos rapidamente. Com gols, vários.
Idas e vindas
Luan, devagarzinho, caminha para retomar seu futebol e espaço no time do Grêmio. Meu diagnóstico, de quase um ano atrás, foi selecionite: esquecido por Tite na convocação, relaxou na vida, na forma física e entregou-se a um abatimento, quadro facilmente percebido em campo. No contrafluxo vinha Everton, xodó da torcida, autor de lances espetaculares que o elevaram à condição de principal nome do time. Cebolinha segue fazendo gols, mas são visíveis momentos de desconcentração durante os jogos. Cabeça na Europa? Compreensível, mas precoce.
Mais uma prioridade
Uma vitória hoje do Juventude será melhor também para o Grêmio, dispensado de viajar até Goiás. O Inter sim, voará milhares de quilômetros até Belém, para a uma de duas fáceis partidas contra o pobre Paysandu. O fato é que, em meia dúzia de jogos, a dupla terá enormes chances de alcançar o título e os milhões da Copa do Brasil. Ela já foi considerada um mero atalho à Libertadores, sua conquista requeria a superação de várias fases. Hoje tem vida e importância próprias e, mesmo que se considere uma demasia tamanhas facilidades à dupla, elas estão no regulamento. Ponto.
Pitacos
- Sem treinador efetivo, com salários atrasados, engolfado por má administração e contratações fora da realidade, o Atlético-MG é líder absoluto do Brasileirão. Creio que não dura.
- Aos críticos da fórmula do Brasileirão, a mais justa para apontar um verdadeiro campeão: olhem a disputa, ponto a ponto, que está acontecendo entre City e Liverpool no Campeonato Inglês.
- A exemplo de Rogério Ceni, que começou a carreira pelo topo, no São Paulo, e ajustou seu padrão no médio Fortaleza, Roger Machado recomeçou no Bahia, onde será capaz de mostrar sua competência no ritmo certo.