Uma churrascaria famosa do Centro Histórico de Porto Alegre dos anos 1960 em diante volta ao mundo dos espetos. Localizada no mesmo numero da rua Riachuelo, 1.331, a Churrasquita foi reativada por Jair Rental, antigo funcionário da casa. Só perdeu a fachada de tijolos à vista. Quase do outro lado ficava outra churrascaria, a Duhram, e passando a Borges mais uma, a Hereford, estas do mesmo dono.
O eleitor "ano que vem"
Em entrevista à rádio Vitoriosa, de Minas Gerais, o ex-presidente Lula (PT) disse que não se preocupa com pesquisas porque falta mais de um ano para a eleição. Mas antes falou que sua candidatura vai depender da situação política no início do ano que vem. Pode se supor que, entre outros fatores, depende também dos levantamentos eleitorais. Ninguém é bruxo para desprezá-las.
Esqueletos vivem
Se a eleição fosse hoje, Lula venceria, a julgar pelas pesquisas de intenção de voto sobre a disputa ao Planalto em 2022. Se a eleição fosse daqui a 30 dias, há controvérsias. Em um mês, a campanha eleitoral traria de volta esqueletos do passado e do presente.
Sobe meu balão
Bento Gonçalves promove o Festival de Balonismo. Começa amanhã e vai até 26 de setembro, no Fundaparque. O acesso será permitido mediante apresentação do comprovante de vacinação (primeira dose) contra Covid-19 ou do teste antígeno, com resultado negativo há pelo menos 48 horas. Haverá 12 balões disponíveis para passeios.
O lado ruim
Ok, a China é a segunda maior economia do mundo com PIB de US$ 15 trilhões, contra US$ 20 trilhões dos Estados Unidos. Mas seu drama maior é o fato de ter que importar 90% dos chips usados na sua indústria eletrônica.
Dia da Limpeza
Soraya Siviero/Divulgação/JC
Ocorreu no sábado, 18 de setembro, o Dia Mundial da Limpeza, movimento cívico que une 180 países e milhões de pessoas em todo o mundo para limpar o planeta. Desde 2018, 50 milhões de pessoas limparam suas cidades neste dia. O Grupo Tchê Travessias e voluntários reuniram-se e, em mutirão, recolheram meia tonelada de lixo na orla do Guaíba, em Belém Novo, depois encaminhadas ao DMLU para o destino final. Enquanto o povo seguir porquinho, não há salvação.
Poder de ressurreição I
Há várias ideias em gestação na prefeitura da Capital para revitalizar o Centro Histórico, mas nenhuma que colime especificamente a volta da classe média ao pedaço. Floreiras, revitalização da Rua da Praia, o porvir do Cais Mauá, uma série de equipamentos que podem ajudar, mas não tem o poder da ressurreição nem de atrair investimentos por si só.
Poder de ressurreição II
Isso posto, devemos nos resignar com uma realidade: o Centro nunca mais voltará a ser o mesmo. Nenhum comércio de ponta vai sair dos shoppings para voltar ou abrir filiais. O que pode ser feito é pensar em um Centro de Inovação Tecnológica, com apoio de universidades e iniciativa privada para, aí sim, trazer movimento humano, novo e velho.
Imobiliária Prefeitura
Existem 88 imóveis próprios da prefeitura da Capital que ela pretende fazer negócio. Deste total, 50 seriam para venda e o restante para permuta ou concessão. O colunista espichou a memória mas não encontrou a primeira gestão que pôs os próprios municipais à venda, na maioria das vezes com sucesso apenas parcial. A índole dos municípios ou Estado sempre foi ser uma imobiliária.
Os esquecidos
É bom lançar os braços de vez em quando e agradecer por ter comida no prato. No Iêmen, 80 entre 100 pessoas tem dificuldades para conseguir comida. E os governantes? Vão muito bem, obrigado.
Guerra de versões
Nunca saberemos o real impacto do discurso de abertura do presidente Jair Bolsonaro na ONU. Quem a ele se opõe, deu-lhe um esculacho, e quem o apoia, bateu palmas. A visão desapaixonada sumiu no Brasil. Foi extinta.