A Ford criou uma solução de design que transforma instantaneamente os esboços do carro em imagens de realidade virtual e 3D, conforme são desenhados na tela. O sistema viabiliza ao projetista observar o resultado do ponto de vista do motorista, dos passageiros ou de qualquer ângulo da cabine, ampliando a possibilidade de testar e compartilhar ideias.
O novo recurso contribui para o compromisso da Ford de ter o desenvolvimento de seus produtos totalmente centrado no consumidor. Tradicionalmente, os designers fazem primeiro os esboços do automóvel em papel, para depois serem transformados em 3D por programas de computador (conhecidos como CAD).
“O desenho em 360 graus permite visualizar todos os elementos do carro ao mesmo tempo - como painel, portas, bancos e console -, e entender melhor como eles interagem. Podemos trabalhar com vários elementos ao mesmo tempo e analisar como eles combinam em tempo real”, relata Nicolas Fourny, designer de interiores da Ford Europa.
Com isso, fica muito mais fácil aprimorar detalhes do interior do veículo, como a altura e largura dos bancos, a visibilidade dos passageiros traseiros e o tamanho e posicionamento do console, abrindo espaço também para a experimentação de novas cores, materiais e formas.
Desenvolvido no Centro de Design da Ford em Colônia, na Alemanha, o esboço 360 graus já está integrado ao processo de criação de novos veículos da marca. A inspiração para a ferramento veio do universo dos videogames, no qual o jogador se movimenta em um ambiente de realidade virtual.