Rio Grande do Sul deve produzir safra de 202 mil litros de azeite

10ª Abertura da Colheita da Oliva aconteceu em Viamão nesta manhã

Por Fernanda Soprana

10ª Abertura da Colheita da Oliva ocorreu em Viamão na sexta-feira
O volume de azeite produzido no Rio Grande do Sul deve superar a última safra, segundo a projeção anunciada nesta sexta-feira (4) na 10ª Abertura da Colheita da Oliva.
O evento aconteceu na manhã desta sesta em Viamão, na presença do governador em exercício, Ranolfo Vieira Júnior, autoridades do setor, produtores, fornecedores e convidados.
Segundo o presidente do Instituto Brasileiro de Olivicultura (Ibraoliva), Renato Fernandes, a olivicultura gaúcha deve somar 202 mil litros de azeite nesta safra.
Fernandes ainda ressalta um crescimento anual de 30% no setor, com destaque para a atuação feminina no campo.
"É pela inclusão das mulheres na olivicultura. Hoje nós vemos o poder delas na política, na imprensa, na função de sommelières e, sobretudo, diretamente no campo", disse o presidente da entidade durante o evento. 
Em complemento, o vice-governador destacou a atuação gaúcha na olivicultura - um setor que o Executivo considera em "franca expansão" no Estado.
Em janeiro deste ano, foi publicado o 10ª Abertura da Colheita da Oliva é promovida pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), o Ibraoliva e a Prefeitura Municipal de Viamão. 
O consumo médio por habitante no Brasil é de 350 a 400 mililitros por ano, enquanto a média na Europa é 10 litros por pessoa. Um detalhe importante no mercado é que o azeite deve ser consumido logo depois da produção, para garantir as características e qualidade.