Uma opção para quem quer ser dono do próprio negócio é investir em uma franquia. Neste formato, você entra no mercado com uma marca já conhecida e toda a estrutura estabelecida. A diretora da regional Sul da Associação Brasileira de Franchising (ABF), Fabiana Estrela, destaca pontos importantes para quem quer embarcar nesse ramo.
1. Há oportunidades no franchising para todos os bolsos, com investimentos a partir de R$ 2 mil. Você pode abrir uma franquia de serviço ou home office, com quantia quase zero.
2. Já em termos de estrutura, você não começa do zero. Ou seja, não precisa pensar em toda a agenda do negócio, fornecedores, produtos, preços, uniforme da equipe e tipos de serviços. Tudo estará pronto.
3. É bom lembrar que, ao realizar o pagamento da taxa de franquia, você tem acesso à marca, pode utilizar os processos dela e recebe treinamentos.
4. Se você gosta de uma marca e quer abrir uma franquia dela, entre em contato com o franqueador. Entenda como funciona o negócio, alinhe expectativas, veja o que é preciso investir, qual o retorno do investimento e qual o seu papel dentro daquela marca. Gostou de tudo isso? Não feche o contrato ainda: visite algumas unidades do franqueador, pense mais um pouquinho sobre o negócio. No portal de franquias da ABF e nos aplicativos do Sebrae você pode se aprofundar e conhecer mais sobre isso.
5. Alguns modelos de negócios oportunizam uma experiência para o franqueado, como passar um dia em uma unidade.