Impasse sobre o destino das famílias que estão no prédio do antigo Hotel Açores, no Centro de Porto Alegre, adia na manhã desta quinta-feira (24) o despejo dos ocupantes. A Brigada Militar está no local desde a madrugada e bloqueia a Rua dos Andradas, entre as ruas João Manoel e Caldas Júnior.
Com isso, lojas, escritórios e restaurantes que funcionam na área estão fechados, pois as pessoas são impedidas pela BM de acessar a região. Segundo Patricia Couto, da Defensoria Pública, o Centro Vida, na região Norte da Capital, não teria condições de receber mais famílias. O governo estadual chegou a divulgar nota indicando o local, mas o Centro Vida receberá um evento até domingo e não poderá servir de alojamento.
Com o impasse, outras alternativas começam a ser cogitadas. A própria Brigada Militar ofereceu um espaço, localizado ao lado do Centro Vida, e a prefeitura da Capital propôs pagar aluguel social a 20 famílias. O valor é de R$ 500,00 mensais.
Nas imediações do prédio, que foi ocupado em 4 de julho, integrantes de movimentos de moradia, apoiadores e dirigentes sindicais (foto) estão reunidos para avaliar como se resolverá a questão do local. Grupos também gritam palavras de ordem. Deputados estaduais tentam intermediar a negociação para a retirada.